Fiep apresenta a 5ª edição do Paraná Business Collection

Representantes das principais marcas do Estado conheceram nesta segunda-feira (25) as novidades do maior evento de moda do Sul do Brasil, que acontece em fevereiro

 

clique para ampliar clique para ampliarEncontro contou com a presença de importantes marcas paranaenses (Foto: Mauro Frasson)

Representantes de algumas das principais marcas da indústria do vestuário do Estado participaram nesta segunda-feira (25), em Curitiba, de um almoço em que foi apresentada a próxima edição do Paraná Business Collection (PBC). Maior evento de moda do Sul do Brasil, o 5º PBC acontecerá entre 14 e 19 de fevereiro, exibindo as tendências que serão adotadas pelas empresas paranaenses na próxima coleção inverno. Em 2011, o evento terá um dia a mais de duração, em que ocorrerá uma mostra das criações de dez jovens estilistas paranaenses. O PBC é promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), em parceria com o Sebrae/PR.

O presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, que participou do encontro, destacou a importância do PBC para o fortalecimento da indústria do vestuário paranaense. “O PBC é uma iniciativa emblemática de um setor onde a inovação e a qualidade na gestão precisam ser aplicadas em toda a cadeia produtiva, até por questões de sobrevivência”, disse. “É por isso que a Fiep presta seu apoio ao setor da moda do nosso Estado, um laboratório de formação de talentos que inspira outros segmentos industriais”, acrescentou.

O vice-presidente da Fiep, Edson Luiz Campagnolo, empresário do setor, ressaltou que o PBC funciona como uma vitrine da moda paranaense, devendo ser usado pelas marcas paranaenses como ferramenta para dar visibilidade a seus produtos. Por isso, um dos objetivos do almoço era atrair grandes marcas que não participam do PBC. “O que queremos a partir desta próxima edição é agregar ainda mais valor ao evento e fazer com que o setor saia cada vez mais fortalecido”, disse Campagnolo, proprietário da grife masculina All Purpose, que participa do PBC desde sua primeira edição.

O coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep, Marcos Koslovski, também destacou a importância do PBC como instrumento para aumentar a união de todo o setor no Paraná, melhorando a qualidade da produção do Estado. “Todas as marcas são importantes, mas é preciso trazer as marcas mais expressivas para mostrarmos o que a moda paranaense tem de melhor”, afirmou.

Realizado anualmente, o PBC destaca-se por duas ações principais: desfiles das melhores marcas e estilistas paranaenses e Show Room de Negócios. A 4ª edição, em 2010, resultou em R$ 10,6 milhões em negócios fechados e prospectados, além de U$ 270 mil dólares em vendas internacionais. Mas para Paulo Martins, coordenador-geral do evento, o PCB traz muito mais do que lucro imediato às empresas. “O PBC é uma plataforma para a nossa moda, resultando em benefícios com valor intangível para as marcas participantes”, disse, citando principalmente a ampla exposição que as marcas têm na mídia nacional ao fazer parte do evento.

No almoço desta segunda-feira, além de grandes marcas paranaenses que ainda não participam do PBC, estiveram presentes empresários e estilistas que exibiram suas criações na edição anterior do evento. Adilson Filipak, proprietário da Joyful, grife de moda sustentável desenvolvida com matéria-prima orgânica, disse que a participação no evento foi fundamental para dar visibilidade à marca. “Lançamos a Joyful no ano passado e a participação no PBC foi importante para divulgá-la”, comentou.

O estilista Jefferson Kulig, um dos principais nomes da moda paranaense, destacou a qualidade do Paraná Business Collection. “A cada edição, o nível do PBC me surpreende. Ele não deixa a desejar a nenhum evento de moda do País”, declarou.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR