
O Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) realizou entre os dias 5 e 10 de outubro, a 6ª INOVATEC – Feira de Inovação Tecnológica e o Congresso Empresarial de Inovação. O evento contou com a participação gestor da inovação do Centro Internacional de Inovação (C2i), Filipe Cassapo, como moderador do painel “Construção da carta da indústria mineira para inovação: demandas e diretrizes para atuação empresarial”. O evento é uma ação de continuidade à Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), movimento iniciado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em 2009, com a meta de duplicar, em quatro anos, o número de empresas inovadoras no país.
Com base na experiência dos programas voltados a inovação aqui no Paraná, por meio do C2i, Cassapo promoveu a interação dos participantes do painel utilizando a metodologia de investigação apreciativa, com o objetivo de construir a carta da indústria mineira para inovação, que será entregue ao Governo de Minas Gerais. Este documento servirá de base para definir as ações do Sistema Fiemg no que se refere ao tema inovação. “O objetivo foi mobilizar o setor empresarial para a importância da inovação como fator essencial para a competitividade das empresas e também apresentá-la [a inovação] na sua dimensão mais ampla, não apenas tecnológica”, destaca Cassapo.
Além de apresentar uma visão de futuro das empresas sobre o tema, o documento servirá como referência para execução de programas e políticas públicas que tenham como objetivo fomentar a inovação em Minas e no Brasil.
Inovação em rede – O painel foi dividido em duas rodadas de diálogos com perguntas que geraram reflexões entre os grupos, e as respostas foram compiladas em um sistema. Os grupos interagiram por meio da rede social twitter, com posts narrando as discussões que foram geradas. Além disso, os grupos criaram nuvens de palavras com todo o conteúdo abordado pelas mesas.