
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, inaugurou nesta sexta-feira (08), em Campo Mourão, duas obras da área da educação. Uma delas foi a obra de ampliação da unidade do Senai no município. A outra foi a biblioteca Indústria do Conhecimento.
A unidade do Senai de Campo Mourão recebeu mais de mil metros quadrados para abrigar salas, laboratórios e receber alunos dos cursos técnicos na área de eletroeletrônica e mecânica industrial.
A obra também permitirá o fortalecimento do Arranjo Produtivo Local Médico e o atendimento às necessidades industriais.”Estamos muito felizes com essa inauguração, pois estamos preocupados com a formação do jovem. Queremos formação sólida e humana”, afirmou Rocha Loures.
A unidade do Sesi e Senai de Campo Mourão conta com mais de 2 mil alunos e 35 cursos. O diretor regional do Senai, João Barreto Lopes, e o diretor superintendente do Sesi-PR, José Antonio Fares, assumiram o compromisso de entregar mais uma nova ampliação para atender o setor automotivo.
“Vamos atender ao chamado dos empresários que demonstraram o interesse pelos nossos serviços e, em breve, deveremos entregar um novo bloco para atender esse setor, que está em grande expansão”, explicou Barreto. As novas instalações, ainda segundo o diretor regional devem ser entregues em 2011.
Livros e internet – Implantada em parceria com a prefeitura de Campo Mourão, a “Indústria do Conhecimento”, é um projeto do Sesi Paraná, que abre aos trabalhadores das indústrias, estudantes, professores e à comunidade, o acesso a livros, mídia eletrônica e computadores com acesso a internet. “Quem lê tem conhecimento e responsabilidade com a vida”, disse o prefeito de Campo Mourão, Nelson Turek. “O sistema FIEP aposta e investe em nossa cidade, por esse motivo não podíamos deixar de fechar essa parceria”, afirmou ele.
O equipamento terá um acervo de 1300 livros e mais de dez mil títulos em meio eletrônico. Os usuários ainda contarão com equipamentos para uso de internet e cerca de 1700 livros oriundos da biblioteca itinerante. “Estou muito feliz com essa conquista para Campo Mourão, principalmente neste bairro que não tinha nenhum ponto de cultura”, disse o professor José, morador do município há 52 anos.
A “Indústria do Conhecimento” é uma iniciativa da indústria lançada para promover o acesso à informação e cultura para a população. Com infraestrutura moderna e inspiradora, o projeto é implantado em parceria com prefeituras e empresas. “Estamos voltados para a inovação e desenvolvimento e educação de qualidade. Não se tem inovação sem estímulo e sem conhecimento”, salientou o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo Rocha Loures, ao lado do o coordenador Regional da Fiep, Ater Carlos Cristofoli.
A Indústria do Conhecimento de Campo Mourão fica na no Bairro Lar Paraná, mas também atenderá os cinco bairros vizinhos, totalizando cerca de 3 mil pessoas que antes contavam apenas com uma biblioteca central.
Participaram das inaugurações o presidente da Coamo, Haroldo Gallasini; o empresário Antônio de Jesus Rorato, proprietário da indústria J. Rorato, o gerente da unidade do Senai de Campo Mourão, Eder Camacho; o gerente regional Sesi/Senai, Belino Sezini e o Gerente Sesi/Senai de Maringá, Luiz Antônio Mendonça, além de profissionais do Sesi e Senai e alunos do colégio Sesi.