O Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Indústria da Fiep recebeu nesta quarta-feira (29), em sua reunião mensal, auditores da Secretaria de Estado da Fazenda para debater questões referentes a substituição tributária. A discussão envolveu ainda representantes do Departamento Econômico da Fiep e do Sebrae Paraná. No mesmo encontro, a gerência de Fomento e Desenvolvimento da Fiep apresentou linhas de crédito e financiamento disponíveis para MPME’s.
A reunião contou ainda com um relato das atividades do Conselho Temático Permanente da Micro e Pequena Empresa (Compem), mantido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e que congrega todas as federações estaduais. Entre outros temas, o Compem prestou orientações sobre as empresas que sofreram exclusão do Simples Nacional; sobre os setores que deverão emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) a partir de 1º de outubro; e sobre os coeficientes do Fator Previdenciário de Prevenção (FAP) que passarão a vigorar a partir de janeiro de 2011, mas que podem ser questionados legalmente pelas empresas até o dia 30 de novembro.
Mais informações sobre os temas tratados na reunião podem ser obtidas na secretaria executiva dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Fiep, pelo e-mail chrystiane.santos@fiepr.org.br.