Senai planta árvores para neutralizar emissões de carbono

O plantio neutralizou emissões da unidade de São José dos Pinhais, a primeira a fazer este trabalho, que foi ponto de partida para um programa abrangente no Sistema Fiep

O Senai Paraná promoveu o plantio de 210 árvores nativas para neutralizar as 51,83 toneladas de CO² emitidas no ano passado pela unidade de São José dos Pinhais. O inventário das emissões foi feito pela própria unidade. O plantio de mudas de Branquilio, Maricá, Gurucaia, Pessegueiro Bravo, Angico Vermelho, Açoita-Cavalo e Capixingui sexta-feira (24), no terreno da Abessfi (Associação dos Funcionários do Sistema Fiep), em Quatro Barras.

A ação, planejada para ser realizada no começo da primavera, teve a participação do diretor regional do Senai, João Barreto Lopes; do diretor de Operações, Marco Secco, dos colaboradores da unidade, de alunos do Colégio Sesi Quatro Barras. O Movimento Nós Podemos Paraná, que atua para mobilizar a população em torno de projetos para o alcance dos Objetivos do Milênio, também participou, obtendo as mudas através de uma parceria com o Instituto Ambiental do Paraná. O plantio envolveu, também, o Projeto Crescer, formado por colaboradores do Sistema Fiep e que trabalha com a questão da sustentabilidade.

“Esse é um momento importante para o Senai”, afirmou o diretor João   Barreto Lopes. “São José dos Pinhais foi a primeira unidade a inventariar e neutralizar suas emissões, iniciativa que foi ponto de partida para um programa mais abrangente que está sendo desenvolvido dentro do Sistema Fiep, que é o de fazer o seqüestro de CO² de todas as atividades da instituição a partir deste ano, bem como realizar ações para minimizar os impactos ambientais”, explicou Barreto.

O Senai Paraná presta consultorias, aqui e em outros Estados, para inventariar, mitigar e neutralizar as emissões  de Gases de Efeito Estufa oriundas de eventos, bem como de empresas dos mais diversos segmentos.

Entre 2008 e 2010 a entidade executou 15 projetos, abrangendo empresas paranaenses e do Mato Grosso do Sul e para as próprias unidades do Senai desses dois estados. Além disso, foram atendidos eventos promovidos pelo Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), como também por outras organizações.

O inventário das emissões de carbono feito pelo Senai leva em conta o gás carbônico resultante das atividades e eventos de uma instituição durante 12 meses, como, por exemplo, o transporte rodoviário e aéreo dos colaboradores da empresa, o consumo energético e de GLP, e a quantidade de gases oriundos da decomposição de resíduos orgânicos gerados no local.

 

 

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR