Os micro e pequenos empresários que buscam crédito já podem ter acesso à linha Giro Pequena Indústria, lançada em uma parceria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) com o Sicoob. O acordo entre as instituições permite que as companhias vinculadas a sindicatos filiados à Fiep e com faturamento de até R$ 10,5 milhões por ano façam empréstimos de até R$ 50 mil com custos inferiores aos de outras instituições financeiras.
A linha oferece prazo de pagamento de até 36 meses e carência de até seis meses, com a exigência de alienação fiduciária como garantia. Os encargos são de CDI mais uma taxa que varia de 0,7% a 1,5% ao mês, de acordo com o perfil de cada cliente. O Sicoob é uma cooperativa de crédito com 50 postos de atendimento no Paraná e serviços bancários completos. Para ter acesso à linha, as empresas precisam se tornar cooperadas.
“É o primeiro acordo do gênero fechado pela Fiep e que abre uma nova fonte de crédito para a indústria”, diz Andrezza Oikawa Rocha, coordenadora da área de fomento da Fiep, que hoje representa 97 sindicatos paranaenses.