clique para ampliar ![]() |
O Senai Paraná introduziu uma inovação nos serviços prestados às indústrias de cerâmica vermelha. Um veículo especialmente preparado para transporte de amostras de argila, tijolos e telha vai às indústrias coletar o material, que será analisado no Laboratório de Cerâmica Vermelha, instalado no Senai Ponta Grossa.
“O veículo coleta amostras de indústrias de todas as regiões. A iniciativa, que é pioneira neste setor, no Brasil, contribuirá com a excelência na execução de serviços do laboratório”, diz a gerente regional do Senai nos Campos Gerais, Rosmery Dall Oglio Kostycz. “Isso representa um aprimoramento no atendimento às indústrias de cerâmica vermelha”, afirma ela.
O Laboratório de Cerâmica Vermelha do Senai Paraná em Ponta Grossa entrou em funcionamento há dois anos e já atendeu neste período mais de 200 empresas paranaenses e também do Mercosul. A estrutura conta com equipamentos modernos e de alta tecnologia para análise da matéria prima e do produto das indústrias do setor.
Além disso, caso a empresa queira, os profissionais do Senai que atuam no laboratório estão também capacitados a prestar consultoria em diversas áreas – desde a preparação da massa, passando pelo processo da queima e secagem dos produtos. É ofertada, também, consultoria para a certificação Programa Setorial da Qualidade (PSQ), que faz parte do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Habitação (PBQP-H).
“Além de realizar o diagnóstico, nossos profissionais fornecem um relatório com orientações técnicas, a fim de que a empresa possa desenvolver seus produtos com qualidade total”, explica Rosmery. Segundo ela, com as consultorias e os serviços prestados pelo laboratório, novas e mais avançadas técnicas poderão ser adotadas no processo de industrialização do pólo cerâmico.
“Nosso foco de atendimento são indústrias associadas aos sindicatos empresariais do setor de cerâmica vermelha de todo o Estado” informa Rosmery.