Curitiba recebe, entre os dias 14 de setembro e 31 de outubro, a Bienal Brasileira de Design 2010, organizada pelo Centro de Design Paraná e pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i). “Essa é a primeira edição que conta com a realização de uma instituição que trabalha especialmente pela construção de uma cultura do design no Brasil e que tem foco na indústria”, revela Letícia Castro Gaziri, diretora de Projetos do Centro de Design Paraná. Em 2010, o tema da Bienal é “Design, Inovação e Sustentabilidade”.
Com repercussão internacional, o evento pretende refletir sobre como projetar, produzir e consumir bens, satisfazendo as demandas do mundo atual, sem comprometer o futuro do planeta. Desafio este que, desde os anos 80, se transformou em meta na agenda da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU).
clique para ampliar ![]() |
Outro objetivo dessa edição é democratizar o design. “Procuramos dar ênfase em produtos que fazem parte do cotidiano, mostrando que o design e a sustentabilidade são para todos. A proposta é desmistificar essa temática levando a Bienal até as pessoas”, garante a diretora do Centro de Design. Para isso, uma das grandes inovações desse ano é que o evento acontecerá em diversos pontos da cidade, tanto em espaços institucionalizados, como museus e universidades quanto em locais públicos com alta circulação de pessoas, como parques.
Para a jornalista e curadora geral da Bienal, Adélia Borges, o evento é a principal exposição da área, voltada à excelência, daí a sua importância para o design brasileiro como um todo. “É um sinal do amadurecimento do nosso design, ao mesmo tempo, um instrumento vital para o seu reconhecimento nacional e internacional. Um dos propósitos é ajudar a aumentar a percepção consciente da sociedade em geral sobre a importância do design no cotidiano das pessoas e no desenvolvimento do país”, ressalta.
Na opinião do presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, o design é o grande impulsionador do sucesso no ambiente industrial. “Os diferenciais tecnológicos entre os produtos tendem a ser cada vez menores e mais difíceis de serem percebidos pelo consumidor. É necessário que a indústria, principalmente as micro e pequenas, passem a utilizar o design como ferramenta para a competitividade. A inovação permite que as indústrias possam crescer com competitividade, responsabilidade e sustentabilidade”, comenta.
Números da Bienal 2010 em Curitiba
A expectativa da organização é receber 250 mil visitantes, não apenas profissionais da área, mas também o público em geral. Ao todo, 38 conferencistas de diversos países se reunirão em Curitiba para esse debate. A participação poderá ser ampliada por cerca de 500 mil internautas que navegarão pelas exposições virtuais e poderão eleger o produto-destaque da Bienal.
“Durante os meses de setembro e outubro muitos olhares se voltarão para o Paraná. Esperamos atrair a atenção do país e do mundo para este tema tão significativo para o futuro de todos. Ao abrir esta discussão pretendemos trazer à tona o papel de cada um na sustentabilidade e no consumo consciente”, completa a diretora de projetos do Centro de Design Paraná, Letícia Castro Gaziri.
Mostras – Nove mostras compõem a Bienal Brasileira de Design 2010 Curitiba. As exposições reunirão contribuições criativas do passado, cujas influências permanecem até hoje; projetos que articulam o design, a inovação e a sustentabilidade; e trabalhos acadêmicos de excelência que projetam a geração de profissionais do futuro. Além disso, a programação inclui um seminário internacional, chamado Design Innovation Labs; ações educativas com escolas da cidade; e ações culturais paralelas, uma série de eventos propostos pela comunidade e afinados com a temática da Bienal.
Programação
Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Estado do Paraná (Cietep)
Av. Comendador Franco 1341, Jardim Botânico
Mostra Principal Design, Inovação e Sustentabilidade
Mostra Internacional It’s a Small World (Dinamarca)
Seminário Internacional Design Innovation Labs
Mostra Primórdios de uma Ideia
Mostra Memória da Indústria – O Caso da Cimo
Mostra Novíssimos
Memorial de Curitiba
Rua Claudino dos Santos s/n, Centro Histórico
Mostra Design Urbano: uma trajetória
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes 999, Centro Cívico
Mostra A Reinvenção da Matéria
Universidade Positivo
Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza 5300, Campo Comprido
Salão de Eventos da Pós-Graduação
Mostra Memória do Design no Paraná
Seminário Internacional Design Innovation Labs
Jardim Botânico
Rua Eng°. Ostoja Roguski s/n°, Jardim Botânico
Mostra Gráfica Sustentabilidade: E eu com isso?
Parque Barigüi
BR 277 Rodovia do Café Km 0, Santo Inácio
Mostra Gráfica Sustentabilidade: E eu com isso?
Sebrae Paraná
Rua Caetê 150, Prado Velho
Seminário Internacional Design Innovation Labs
Patrocínio: FIAT, Santander, Natura e Electrolux
Iniciativa: MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior), MINC (Ministério da Cultura), MBC (Movimento Brasil Competitivo)
Realização: Centro de Design Paraná e Sistema FIEP, por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i).
Co-patrocínio: Sebrae, ABDI, BNDES, MCT
Co-realização: Prefeitura Municipal de Curitiba e Universidade Positivo
Mais informações no site www.bienalbrasileiradedesign.com.br