Qmovi investe no armazenamento seguro de produtos químicos

Foi feita adaptação de um contêiner, fora da área fabril da empresa, em distância exigida por lei

clique para ampliar Área de produlção da empresa, em Arapongas (Foto: Qmovi)

Um exemplo de boa prática para garantir segurança dos trabalhadores e da empresa: a Qmovi, fabricante de dormitórios, de Arapongas, investiu na construção de uma estrutura exclusiva para armazenar produtos químicos – tintas, diluentes a base de acetona e massas de pintura – usados no processo de fabricação.

O projeto já vinha sendo desenvolvido pela empresa e foi estimulado dentro das ações do programa Gestão de Pessoas, que está sendo implantado na Qmovi e que busca melhorar a qualidade dos colaboradores, reduzindo riscos e aumentando a produtividade das empresas. 

Criada em 2003, a Qmovi tem atualmente 49 funcionários. O investimento na estrutura de armazenamento de produtos químicos chegou a R$ 10 mil e a execução começou em abril. Foi feita adaptação de um contêiner, localizado do lado  de  fora da área fabril da empresa, em distância exigida pelas Normas Regulamentadoras números 16 e 20.   

Para se ter maior segurança em relação a produtos químicos é necessário o isolamento e também limitação de acesso –   apenas um   funcionário   pode armazenar e retirar os produtos diariamente. Não há dispositivos elétricos, há boa ventilação e, também, uma bacia de contenção para casos de derramamento.  

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR