clique para ampliar ![]() |
Um exemplo de boa prática para garantir segurança dos trabalhadores e da empresa: a Qmovi, fabricante de dormitórios, de Arapongas, investiu na construção de uma estrutura exclusiva para armazenar produtos químicos – tintas, diluentes a base de acetona e massas de pintura – usados no processo de fabricação.
O projeto já vinha sendo desenvolvido pela empresa e foi estimulado dentro das ações do programa Gestão de Pessoas, que está sendo implantado na Qmovi e que busca melhorar a qualidade dos colaboradores, reduzindo riscos e aumentando a produtividade das empresas.
Criada em 2003, a Qmovi tem atualmente 49 funcionários. O investimento na estrutura de armazenamento de produtos químicos chegou a R$ 10 mil e a execução começou em abril. Foi feita adaptação de um contêiner, localizado do lado de fora da área fabril da empresa, em distância exigida pelas Normas Regulamentadoras números 16 e 20.
Para se ter maior segurança em relação a produtos químicos é necessário o isolamento e também limitação de acesso – apenas um funcionário pode armazenar e retirar os produtos diariamente. Não há dispositivos elétricos, há boa ventilação e, também, uma bacia de contenção para casos de derramamento.