O Centro Internacional de Inovação (C2i), em parceria com a Junior Chamber International (JCI), irá lançar o Concurso de Plano de Negócios. O objetivo é incentivar empresas e pesquisadores a desenvolver planos de negócios a empreender com foco em inovação. O lançamento do concurso está previsto para 20 de setembro e as inscrições ficarão abertas até o dia 31 de outubro.
De acordo o consultor de negócios do C2i, Augusto Muratori, a principal dificuldade que os empreendedores enfrentam para gerenciar a inovação está no despreparo e na falta de um plano de negócios. “Queremos chamar os empreendedores, por meio do concurso, para que eles possam estruturar seus planos de negócios e viabilizar suas ideias”.
O concurso terá duas categorias: pessoa física e inventores; e Micro e Pequenas Empresas (MPE’s), com faturamento anual até R$ 2,4 milhões. Para ambas, o Plano de Negócio se faz necessário para identificar oportunidades, riscos do negócio, mercados potenciais, além de outros importantes fatores que o empreendedor deve levar em consideração antes de abrir um negócio ou viabilizar um projeto. “O Plano de Negócio é o ponto de partida para entender o quanto de recursos pode – ou deve – ser investido. É ele quem norteia o empreendedor”, ressalta Muratori.
Para quem – Poderão se inscrever no concurso, empresas de todos os segmentos, além de inventores (acadêmicos) ou empreendedores individuais que tenham uma ideia inovadora e precisam construir um plano de negócios para viabilizá-la. O concurso acontece em duas etapas. Na primeira, os candidatos deverão inscrever um resumo do negócio ou da ideia. Uma banca formada por profissionais do C2i, acadêmicos e empresários parceiros do Sistema Fiep irá selecionar as ideias mais viáveis e com potencial inovador, além do perfil do empreendedor. Para as Micro e Pequenas Empresas (MPE’s), além desses critérios, será avaliado, também, o perfil da empresa. Os selecionados na primeira etapa receberão treinamento para a elaboração do Plano de Negócios completo, que será apresentado para a banca final que definirá os vencedores. “Na primeira fase não é necessário que o empreendedor tenha um Plano de Negócios pronto. Basta que ele tenha uma boa ideia de negócio”, destaca Muratori.
Premiação – Os prêmios serão diferentes para cada categoria. Para empreendedores individuais e inventores, o melhor Plano de Negócio receberá R$ 25 mil em dinheiro. Já para a categoria empresas, o vencedor irá receber, em forma de custeio, a participação em uma feira, nacional ou internacional, dentro da área de atuação da empresa. A premiação também contempla o acompanhamento de três meses do empreendimento por um executivo experiente da Rede de Inovação do C2i, e o desenvolvimento de um plano de inovação por meio do Inova-X-Press, além de uma consultoria em fomentos. Esta premiação será estendida para o segundo colocado de cada categoria.
Para garantir a segurança dos participantes, todas as informações submetidas ao Concurso de Plano de Negócios serão tratadas de forma confidencial. Todos os envolvidos no concurso, sejam participantes, instrutores ou membros da banca, estarão sob acordo de confidencialidade.
Mais informações clique aqui