clique para ampliar ![]() |
O Conselho Setorial da Indústria Mineral da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realiza nesta semana o 3º Seminário da Indústria Mineral Sustentável do Paraná, evento que traz uma série de palestras para atualizar os conhecimentos dos empresários do setor. O seminário faz parte da programação da primeira Expominerais – Feira da Indústria Mineral, que será realizada entre quarta-feira (25) e sábado (28), no Expo Unimed, em Curitiba.
O seminário terá uma série de palestras com nomes de destaque do setor (confira a programação completa abaixo). No total, serão seis debates, sempre com foco no desenvolvimento e em casos de excelência na produção mineral no Paraná. Quem abre as atividades, a partir das 18h30 desta quarta, é o diretor presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Paulo Camillo Vargas Penna, que traçará um panorama da indústria de mineração brasileira e o seu papel de indutora do desenvolvimento nacional. Também nesta quarta haverá uma palestra com coordenador adjunto da Comissão Especial de Mineração, da Confederação Nacional da Indústria (CEM/CNI), Luis Antônio Vessani. Ele falará sobre a importância da organização setorial para defesa de interesses da indústria mineral.
O seminário será um dos eventos paralelos da primeira edição da Expominerais, feira organizada em parceria pela Fiep, Minerais do Paraná S.A. (Mineropar) e a empresa MonteBello Eventos. O coordenador do Conselho Setorial da Indústria Mineral da Fiep, Cláudio Grochowicz, explica que tanto o seminário quanto a Expominerais têm o objetivo de aproximar fornecedores e empresas do setor, além de mostrar à sociedade a importância da indústria da mineração para o desenvolvimento do Estado.
Para Grochowicz, o setor vive um bom momento no Paraná com a atual situação da construção civil e as obras que serão realizadas para a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. “Há ainda um grande fomento através dos programas de incentivo da habitação popular, onde existe um grande consumo de minerais, desde o cimento, a cal e argamassa até os pisos e azulejos”.
Produção
A indústria mineral do Paraná se destaca pela produção de materiais não-metálicos, como calcário, granito, talco, areia, dolomita, argila, basalto, xisto e água mineral. Existem cerca de 2,1 mil empresas em todo o Estado que empregam em torno de 20,7 mil pessoas, sendo que a maior concentração de indústrias é na parte Norte da Região Metropolitana de Curitiba, com a produção de cal e calcário. Segundo dados do Departamento Econômico da Fiep, o setor responde por 1,65% das vendas industriais do Estado.
Atualmente, o Paraná produz 10% do cimento brasileiro, sendo 80% em Rio Branco do Sul e 20% em Balsa Nova. Com relação às rochas calcárias, o Paraná possui 9% das reservas nacionais (4,5 bilhões de toneladas) e é o terceiro maior produtor nacional de calcário (8,37%) – e conta, inclusive, com um arranjo produtivo local (APL) deste segmento na RMC.
Feira
A Expominerais terá uma feira técnica para apresentar ao público profissional e consumidores do segmento as novidades sobre a indústria extrativa e seus fornecedores de produtos, serviços e tecnologias. No total, são 51 expositores, que ocupam uma área de 5,5 mil metros quadrados. O Sistema Fiep estará com um estande na feira, em que os sindicatos da indústria mineral do Paraná poderão divulgar seus serviços às empresas do setor. Além disso, no estande haverá a divulgação dos produtos e serviços que o Senai e o Sesi oferecem às indústrias de extração mineral.
As inscrições para o seminário podem ser feitas pelo site www.fiepr.org.br/fiepr. Já as inscrições para a Expominerais devem ser realizadas no www.montebelloeventos.com.br/expominerais.