Movimento pode orientar candidatos políticos, afirma ministro

A sugestão de Paulo Bernardo foi feita aos mais de 1.200 participantes do Congresso Nós Podemos Paraná, que acontece em Curitiba

clique para ampliar clique para ampliarO evento reúne mais de 1.200 pessoas, que apresentam projetos e trocam experiências (Foto: Mauro Frasson)

O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, sugeriu durante a abertura do 3º Congresso Nós Podemos Paraná, na noite de terça-feira (17), em Curitiba, que os resultados alcançados pelo Movimento Nós Podemos Paraná, na articulação de projetos sociais relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, sejam encaminhados aos candidatos a cargo políticos, como orientação para suas respectivas atuações, após eleitos.

Assista à reportagem em vídeo

Cursos a distância vão preparar voluntários para atuarem em prol dos ODM 

Mostra de Projetos do 3º. Congresso reúne mais de 1200 pessoas no Cietep

Votorantin e Natura apresentam seus projetospara alcance dos ODM

Instituições de Ensino Superior assumem compromisso pelo Pacto Global

Empresas e prefeituras apresentam projetos nas áreas de educação e saúde

“Os resultados podem indicar aos candidatos as áreas mais prioritárias, as que exigem maior esforço para que o Paraná e o País alcancem os Objetivos do Milênio”, disse o ministro, aos mais de 1,2 mil participantes do Congresso, entre os quais prefeitos e vereadores e dirigentes de entidades do setor produtivo.  O evento, que prossegue até quinta-feira (19), tem como tema “Inovação e Desenvolvimento Socioambiental”.

 “Um movimento como esse tem que ser muito valorizado. É um instrumento muito valioso para os governantes”, afirmou. “E o mais importante é que tudo foi feito não por obrigação, mas por vontade de cada participante”.

Os Objetivos do Milênio são metas propostas pela ONU para que os países priorizem a eliminação da fome e da extrema pobreza até 2015. O Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Sistema Fiep, atua desde 2006, mobilizando a sociedade em torno de projetos que permitam ao Estado alcançar as metas até 2010.

“Hoje, neste congresso, podemos celebrar os resultados do Paraná, que é a primeira região do planeta a mostrar que os Objetivos do Milênio podem ser alcançados, em pouco tempo”, disse o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “Conquistamos esse resultado porque houve mobilização articulada e organizada”, afirmou ele.

clique para ampliar clique para ampliarRocha Loures enalteceu os 30 mil voluntários emgajados em projetos dos ODMs no Paraná (Foto: Mauro Frasson)

Rocha Loures lembrou que são hoje desenvolvidos no Estado inúmeros projetos relacionados aos temas dos Objetivos do Milênio e enfatizou que é a soma de dessas contribuições que permitiu ao Paraná alcançar os melhores resultados do País. “Alcançamos a maioria das metas, falta a meta relacionada a redução da mortalidade materna. Mas a evolução desse indicador mostra que ele também pode ser alcançado.”

O presidente do Sistema Fiep enfatizou o engajamento do poder público, dos empresários e das entidades do setor produtivo e da população. “Temos hoje mais de 30 mil voluntários, atuando nos núcleos do Movimento Nós Podemos Paraná em projetos de educação, meio ambiente e saúde, de forma articulada e pautada pelos ODMs. Entre eles os seis mil alunos do Colégio Sesi. O método de trabalho que desenvolvemos no Paraná será útil para propagar essa habilidade e servirá de referencia para o mundo”.

Cúpula da ONU – Em setembro, na assembléia geral da ONU, que é realizada a cada dez anos, será verificado como está o alcance das metas dos ODMs no mundo e traçar novas estratégias de trabalho. O presidente Lula será o único chefe de estado orador e falará sobre o tema. “Nós paranaenses poderemos nos orgulhar porque muito do que ele vai falar será subsidiado pelo Movimento Nós Podemos Paraná”, disse Rocha Loures.

Segundo Maria Cecilia Arraes, representante do programa da ONU para o Desenvolvimento, a situação mundial pelo alcance dos ODMs não é exatamente igual a do Paraná e do Brasil. “De maneira geral houve progresso, mesmo nos países mais pobres. Mas a crise mundial interrompeu o avanço e a previsão é que agora será necessário esforço redobrado para atingir as metas no prazo previsto de até 2015”, disse ela.

 

 

 

 

 

 

 

 

Instituições de Ensino Superior assumem compromisso pelo Pacto Global

Empresas e prefeituras apresentam projetos nas áreas de educação e saúde

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR