Sistema Fiep lança projeto Curitiba 2030

Campanha começa dia 8 de agosto e pretende engajar a população para que a capital se desenvolva com foco na inovação e em soluções sustentáveis

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lança neste domingo (8) uma campanha institucional apresentando o projeto Curitiba 2030. O objetivo é dar visibilidade a um programa que visa transformar a capital, dentro de duas décadas, em uma metrópole propícia à inovação e ao desenvolvimento sustentável.

A campanha quer sensibilizar as pessoas para que elas reflitam sobre o papel de cada um no processo de desenvolvimento da cidade. A ideia é mobilizar a comunidade para participar do projeto, que pretende antecipar os desafios que a cidade deve enfrentar, priorizando áreas como saúde, educação e meio ambiente. Para o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, esta é a chance de Curitiba se transformar em um ambiente mais inovador e com maior qualidade de vida para todos.

O projeto Curitiba 2030 se baseia em um plano de desenvolvimento para a cidade elaborado por mais de 200 especialistas e apresentado em março deste ano durante a Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI 2010). O documento traz sete áreas principais de atuação: Governança; Cidade em Rede; Cidade do Conhecimento; Transporte e Mobilidade; Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde e Bem-estar; e Coexistência em uma Cidade Global. Para cada uma, foram propostos objetivos e ações que, se colocados em prática, transformarão o perfil de Curitiba.

Curitiba é pioneira nessa iniciativa no Brasil, e segue os passos de outras grandes cidades do mundo como Barcelona (Espanha), Sydney (Austrália), Nova York (EUA) e Paris (França), que fizeram estudos semelhantes para melhorar, de maneira ampla, sua qualidade de vida.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR