O Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE) do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) incentiva empresas e pessoas físicas a doarem parte do imposto de renda devido a crianças e adolescentes carentes do Estado. As formas de contribuir com o Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) foram apresentadas nesta quarta-feira (04), em Curitiba, durante o programa Capacitação do 3º Setor – 2010.
“O CPCE quer dar visibilidade aos projetos aprovados pelos Conselhos Municipais, através da campanha “Fundo Pró-Infância”, que incentiva a participação voluntária da comunidade e dos empresários na busca de captação de recursos para o FIA”, afirmou a coordenadora executiva do CPCE, Carla Mocellin.
Segundo Carla, o CPCE serve como porta de entrada para que os empresários conheçam os projetos desenvolvidos pelos Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente. “Por isso é de extrema importância que os Conselhos possuam um site ou uma página na internet com as linhas prioritárias de ação e os projetos aptos a receber recurso”, explicou.
No site www.fundoproinfancia.org.br estão disponíveis os projetos aprovados pelos Conselhos, bem como as formas de contribuir. “Infelizmente, apenas os projetos dos municípios de Curitiba, São José dos Pinhais e Foz do Iguaçu, além do Conselho Estadual, estão aptos a receber recursos. Queremos ampliar esta relação e dar visibilidade a projetos de todo o Paraná”, enfatizou Carla.
As doações podem ser feitas até 31 de dezembro deste ano. Pessoas físicas podem direcionar até 6% do imposto devido, desde que a declaração seja feita no modelo completo. Já pessoas jurídicas, desde que tributadas pelo lucro real, têm um limite de 1% do imposto a ser recolhido.