De 14 de setembro a 31 de outubro, o público encontra no Cietep um conjunto de quase 300 produtos nacionais sintonizados com o desenvolvimento sustentável em seu entendimento amplo: ambientalmente responsável, economicamente inclusivo e socialmente justo.
Intitulada “Design, Inovação e Sustentabilidade”, a exposição é a principal das nove que compõem a programação da Bienal Brasileira de Design 2010, evento que vai agitar Curitiba por quase cinquenta dias. A mostra tem a assinatura de Adélia Borges, que também está à frente da curadoria geral da iniciativa. Para a seleção dos produtos, ela contou com o auxílio de pesquisadores no país inteiro, de modo a contemplar em todas as regiões destaques na temática proposta. A mesma equipe se encontra envolvida no trabalho de pesquisa da exposição “A Reinvenção da Matéria” que, no Museu Oscar Niemeyer, vai apresentar processos inteligentes de transformação de matérias-primas em objetos sustentáveis no Brasil.
Além de mostras, o roteiro da Bienal 2010 conta com um seminário internacional, ações educativas, interativas e culturais paralelas. Acesse www.bienalbrasileiradedesign.com.br para saber mais. O evento é uma realização do Centro de Design Paraná e do Sistema Fiep, por meio do Centro Internacional de Inovação (C2i).