Mais de 700 trabalhos científicos na área de Bioprocessos e Biotecnologia na indústria de alimentos foram submetidos ao 4º Congresso Internacional de Bioprocessos na Indústria de Alimentos (ICBF- 2010) e ao 5º Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos (Erscta). Os dois eventos acontecem de 5 a 8 de outubro, em Curitiba, no Cietep.
O ICBF-2010 é organizado no Brasil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e conta com o apoio do Senai Paraná, Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (PR) e Universidade Positivo. Esta é a primeira vez que o congresso é realizado no País.
De acordo com a comissão organizadora, há trabalhos científicos de autores nacionais e internacionais. Dos 721 trabalhos e resumos submetidos, foram selecionados 525. Eles estão sendo avaliados por uma comissão formada por especialistas na área. A relação dos aprovados, que serão apresentados no ICBF e no Encontro de Ciência e Tecnologia de Alimentos, será divulgada na sexta-feira (30).
Os trabalhos inscritos para o ICBF-2010 abordam principalmente temas referentes à engenharia de bioprocessos na indústria de alimentos, enzimas para processamento de alimentos, segurança alimentar, probióticos e alimentos nutracêuticos, alimentos e bebidas fermentadas, aditivos alimentares e ingredientes, entre outros.
Para o Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos, os temas mais recorrentes foram resíduo agroindustrial e o meio ambiente; qualidade do alimento; nutrição, saúde e alimentação; processo e desenvolvimento de produto. Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento www.icbf2010.com.
Palestrantes nacionais e internacionais
O ICBF-2010 e o Encontro de Ciência e Tecnologia de Alimentos terão 67 palestrantes, 38 internacionais e 29 brasileiros. Cientistas de renome, eles apresentarão as últimas inovações em tecnologias na ciência, engenharia e biotecnologia de alimentos.
Há palestrantes de 16 países, como Alemanha, Argentina, Canadá, China. Chipre, Estados Unidos, França, Grécia, Índia, Irlanda do Norte, Itália, Japão, Malásia, México, Portugal e Suíça. Do Brasil, virão cientistas do Distrito Federal, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
Histórico – O ICBF é fruto de um fórum de discussão formado em julho de 2004, na Universidade Blaise Pascal (UBP), em Clermont-Ferrand, na França. Desde então o evento vem sendo realizado a cada dois anos em países distintos. Durante o congresso acontecem palestras, mini-cursos, debates e apresentação de trabalhos dos participantes.
O objetivo é promover uma interação entre cientistas, professores, alunos, profissionais e empresários que trabalham na área ciência e tecnologia de alimentos, em especial biotecnologia industrial. A ideia é apresentar os mais recentes avanços de pesquisas sobre processos e produtos realizadas internacionalmente e nacionalmente nas universidades, institutos e empresas.