Começa nesta quarta-feira (21), no Parque de Exposições de Maringá, a Feira Metalmecânica 2010. Posicionado como um dos maiores eventos do setor no Sul do Brasil, a feira reunirá mais de 150 marcas, nacionais e internacionais, terá a Mostra Tecnológica e estandes com os serviços ofertados pelas entidades que compõem o Sistema Fiep e do setor sucroalcooleiro. São esperados 20 mil visitantes até sábado (24). A previsão é que chegue a R$ 40 milhões o volume de negócios, a partir da feira. A realização é do Senai Paraná, Sindimetal Maringá e Alcopar.
O evento começa às 16 horas de quarta-feira. A solenidade de abertura oficial será ás 18h30, com a presença do presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, de dirigentes das entidades realizadoras, autoridades municipais, empresários e lideranças do setor produtivo.
A montagem dos estandes está em ritmo acelerado e a todo instante chegam máquinas e ferramentas que estarão em exposição nos quatro dias do evento. São centenas de colaboradores que preparam o espaço de sua empresa.
Importância – O destaque do evento reflete a importância do setor para a economia paranaense. São cerca de 5 mil empresas, que empregam aproximadamente 111,5 mil pessoas – segundo em número de trabalhadores entre toda a indústria de transformação do Estado, conforme dados do Ministério do Trabalho. As vendas estaduais batem a casa dos R$ 15 bilhões ao ano.
A Feira Metalmecânica é focada em tecnologia, inovação e negócios, com feira de máquinas, ferramentas, serviços e palestras técnicas. Dentre os expositores, destacam-se os segmentos de máquinas e ferramentas, usinagem, soldagem industrial, corte e conformação, manutenção industrial, máquinas injetoras de plástico, software de engenharia, automação industrial, máquinas e ferramentas para o setor sucroalcooleiro. Mais informações sobre o evento no site www.feirametalmecanica.com.br
Mostra Tecnológica – Evento paralelo à Metalmecânica 2010, a Mostra Tecnológica de Maringá apresentará protótipos, inventos, máquinas e equipamentos, produtos, materiais, projetos de serviços e inovação em processos das mais diversas áreas e empreendimentos da base tecnológica. O objetivo é demonstrar o trabalho desenvolvido por instituições de ensino e pesquisa e por inventores independentes, aproximando empresários e empreendedores. Entre as entidades participantes estão a Universidade Estadual de Maringá (UEM), a Incubadora Tecnológica de Maringá, o Centro Universitário de Maringá (Cesumar), o Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (Codem), o Senai e o Sindimetal Maringá.
Senai oferta 280 cursos para o setor
Além da parceria na realização da Feira Metalmecânica, já há dez anos, o Senai Paraná contribui com formação e qualificação de trabalhadores para a indústria. Para 2010 estão previstos 280 cursos, dos mais diversos segmentos da metalmecânica, nas modalidades de iniciação profissional presencial e a distância; educação de nível técnico; aperfeiçoamento profissional; qualificação e aprendizagem. A previsão é fechar o ano com 16,8 mil matrículas. Só em Curitiba e Região Metropolitana deverão ser realizados 87 cursos, com quase 10 mil vagas. Mais informações sobre os cursos do Senai no site www.pr.senai.br, ou nas unidades da entidade.
Fotos: Ivan Amorin / Metalmecânica