clique para ampliar ![]() |
Mais de 150 jovens de Curitiba e região metropolitana receberam na noite de quarta-feira (14), o certificado de conclusão da primeira profissão industrial aprendida. Os formandos fizeram cursos de Aprendizagem Industrial do Senai Paraná, uma modalidade de ensino ofertada gratuitamente pela entidade, que visa desenvolver competências em jovens de 14 a 24 anos, para que atuem no mercado de trabalho.
A solenidade de formatura aconteceu no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, prestigiou o evento e parabenizou os alunos pela conquista da primeira profissão. “Essa formatura representa o êxito de nosso trabalho. O Senai está há 63 anos trabalhando para formar profissionais qualificados que contribuam para o desenvolvimento industrial de nosso Estado”, disse Rocha Loures.
clique para ampliar ![]() |
Os formandos foram alunos das unidades do Senai na Cidade Industrial de Curitiba, do Cietep, do Boqueirão e de São José dos Pinhais, dos cursos de auxiliar administrativo e de produção industrial, editoração gráfica, eletrônica industrial, marcenaria, mecânica geral, mecânica industrial, montador de veículos pesados e operador de processos na indústria de alimentos.
Além, de familiares e amigos, a festa dos formandos contou com a presença dos empresários Wilson Bill, também presidente do Sindirepa PR, e Alcino de Andrade Tigrinho, que está à frente do Sindimetal. Eles integraram a mesa de autoridades para a entrega dos diplomas aos alunos.
O diretor do Senai Paraná, João Barreto Lopes destacou o papel dos empresários na conquista profissional dos alunos. “O crescimento de vocês também depende dos empresários, que vão receber de portas abertas cada novo profissional formado”, disse Barreto. Os cursos de aprendizagem industrial são realizados pelo Senai com recursos oriundos das indústrias paranaenses.
clique para ampliar ![]() |
Emprego garantido – Além da oportunidade de aprender uma profissão e desenvolver as competências necessárias para atuarem na indústria, os alunos formados nos cursos de Aprendizagem do Senai têm emprego garantido nas indústrias do Paraná. O formando e orador de sua turma, Gustavo da Conceição Xavier, de 17 anos, fez o curso na área mecânica e hoje está atuando como aprendiz na empresa Sul Gondro.
O jovem, que sempre se interessou por mecânica, agora pretende aperfeiçoar seus conhecimentos para crescer na profissão. “Estou cursando ferramentaria e quero me graduar como engenheiro mecânico”, contou o rapaz, minutos antes de receber seu primeiro certificado. “O Senai sem dúvida foi a fonte idealizadora de meu conhecimento e da oportunidade que tive na indústria”, completou o jovem.
clique para ampliar ![]() |
A aluna do curso de alimentos Idelaine da Silva Rocha, de 19 anos, mal se formou em aprendizagem e já engrenou num curso técnico do Senai da mesma área. A garota está trabalhando no setor de qualidade da Kraft Foods. “Estou me qualificando mais para crescer dentro da empresa, já que me identifiquei com a profissão”, explicou Idelaine, que estudou na unidade do Senai da CIC.