INMETRO confirma qualidade dos laboratórios do Senai Paraná

O reconhecimento formal da competência técnica dos laboratórios foi concedido em junho. Foram acreditados 67 ensaios e quatro atividades de amostragem nas áreas de águas, efluentes e resíduos sólidos

clique para ampliar clique para ampliarLaboratórios de meio ambiente do Senai CIC
são acreditados pelo INMETRO 
(Foto: Rogério Theodorovy)

Os laboratórios do Centro de Tecnologia em Saneamento e Meio Ambiente do Senai Paraná, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), passam a integrar a Rede Brasileira de Laboratórios de Ensaios do INMETRO (RBLE) com 67 ensaios acreditados e 4 atividades de amostragem nas áreas de águas, efluentes e resíduos sólidos. São cinco laboratórios, de Cromatografia, Espectrometria, Físico-Químico, Microbiologia e para o setor de Emissões Atmosféricas.

A acreditação, que é o reconhecimento formal da competência técnica de entidades para executar determinadas atividades, foi confirmada em junho, após avaliação feita por equipe de auditores enviada pelo INMETRO. “Essa conquista é resultado do trabalho executado há mais de 20 anos para o atendimento aos requisitos de confiabilidade metrológica e as necessidades das indústrias no que se refere aos ensaios ambientais”, afirma a coordenadora, Rosângela Mitiyo Handa.  

Os laboratórios Senai CIC prestam serviços de ensaios ambientais desde 1990 e desde 1994 já trabalham com um sistema de gestão que atua de acordo com as conformidades e requisitos das normas brasileiras.

A acreditação pelo INMETRO permite que os resultados analíticos obtidos nos laboratórios sejam aceitos em outros países. “O sistema do INMETRO segue diretrizes equivalentes aos de organismos estrangeiros congêneres com os quais mantém acordo de reconhecimento mútuo”, explica. Agora, os laboratórios do Senai CIC entram no catálogo de organismos acreditados, disponível no site do Inmetro, e poderão utilizar o selo concedido pelo órgão.

Segundo Handa, a acreditação dos Laboratórios Senai CIC representa um grande marco não apenas para o Senai Paraná, mas também para a rede de laboratórios do Estado. “No Paraná ainda é reduzido o número de laboratórios de ensaios acreditados. São nove os laboratórios integrantes da RBLE, dos quais apenas dois atuam na área ambiental”, informa Handa.

O processo de acreditação do INMETRO não é concedido de maneira geral para o laboratório, mas sim por ensaios em um determinado produto segundo uma determinada norma, regulamento ou procedimento estabelecido. “Se houver alteração de método de referência, ou limite de quantificação, será haverá nova acreditação, dessa maneira, assegura-se que os requisitos técnicos sejam avaliados com profundidade”, revela Handa.

Para manter a acreditação, é preciso que o sistema da qualidade seja constantemente melhorado. Assim o INMETRO realiza reavaliações presenciais periódicas e monitoramento através da análise de documentos que devem ser encaminhados.

A primeira reavaliação ocorre em até doze meses da data da acreditação e as demais em até 24 meses da última reavaliação. “Assim, os requisitos técnicos são avaliados com profundidade”, assegura Handa. Entre os mecanismos para avaliação da conformidade encontra-se a certificação de produtos, certificação de serviços e certificação de sistemas de gestão.

Os laboratórios Senai CIC prestam serviços de ensaios ambientais desde 1990. Desde 1994 trabalham com um sistema de gestão que atua de acordo com as conformidades e requisitos das normas brasileiras. O Centro de Tecnologia em Saneamento e Meio Ambiente do Senai Paraná pretende implementar gradativamente a expansão do escopo dos laboratórios para atingir acreditação a todos os ensaios executados em seus laboratórios, que atualmente,  são mais de 250 ensaios .

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR