clique para ampliar ![]() |
Cerca de mil alunos do Colégio Sesi Ensino Médio do Oeste e Sudoeste do Estado participaram nesta quarta-feira (7), em Cascavel e Pato Branco, de Círculos de Diálogo promovidos pelo Movimento Nós Podemos Paraná e Sesi Paraná. O objetivo do encontro foi preparar os alunos para serem os disseminadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nas escolas públicas da região. O Círculo de Diálogo de Cascavel reuniu alunos da própria cidade e das unidades de Toledo, Foz do Iguaçu e Marechal Cândido Rondon. Em Pato Branco participaram alunos de Pato Branco, Francisco Beltrão, Ampére e Palmas.
Os ODM foram definidos em 2000 durante a Cúpula do Milênio da ONU e foram pactuados por 191 países, que se comprometeram a desenvolver projetos para acabar com a fome e extrema miséria até 2015. O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sistema Fiep, visa mobilizar ações para o alcance dos ODM no Estado. A proposta é antecipar o alcance das metas para 2010 e municipalizar as atividades.
O papel dos alunos do Colégio Sesi é reforçar o envolvimento dos jovens neste esforço. Encontros como os realizados em Cascavel e Pato Branco acontecem, também, em todas as demais regiões do Estado. “Estamos fazendo esses encontros porque acreditamos que os jovens podem ter um papel estratégico nas mudanças necessárias”, afirma o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures.
“Os Objetivos do Milênio são campos de oportunidade para que os alunos criem perspectivas de vida. Queremos que estes jovens pensem em projetos impactantes para a comunidade em que estão inseridos”, destacou o gerente da regional Sesi/Senai no Oeste/Sudoeste, Ademir Vicente da Silva.
No período da manhã os alunos debateram temas como a solidariedade, cidadania, políticas públicas e voluntariado transformador. À tarde, eles apresentaram projetos de ação relacionados às áreas de educação, saúde, meio ambiente, entre outras, que agora serão colocados em práticas.
“Esperamos até o final do ano, colher os frutos, através de projetos colocados em prática, do trabalho realizado durante o Círculo de Diálogo”, salientou o diretor do Colégio Sesi de Cascavel, Dilson Ledur. Entre as atividades propostas pelos alunos estão ações de conscientização ambiental, de prevenção à gravidez na adolescência, de valorização da mulher e arrecadação de alimentos para pessoas de baixa renda.