clique para ampliar ![]() |
O Sesi Paraná chega aos 63 anos, comemorados nesta quinta-feira, 1º de julho, com a marca de entidade educacional. Estão previstas para até o final do ano 240 mil matrículas nas inúmeras ações de educação continuada. Em cinco anos, o Colégio Sesi tornou-se a maior rede privada de ensino médio, com 41 unidades e 6 mil alunos. Neste ano, a entidade passou a ofertar, também, cursos de pré-vestibular gratuito para pessoas de baixa renda. O curso presencial já envolve 500 pessoas. O curso a distância, que deverá iniciar em julho, deverá beneficiar mais de 8 mil pessoas no Estado.
O Sesi-PR pertence ao Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná e atua para apoiar as indústrias em programas voltados ao aprimoramento de seus trabalhadores, com impacto na produtividade e competitividade das empresas. “A educação é uma prioridade no Sistema Fiep para promover a sustentabilidade das indústrias e da economia paranaense. O Sesi, nos últimos anos, reforçou suas iniciativas relacionadas à informação e conhecimento, que são fatores que fazem a diferença na vida das pessoas e das organizações”, diz o diretor-superintendente da entidade, José Antonio Fares. “Hoje, a educação é base dos programas de todas as áreas de nossa atuação, com nossos colaboradores aptos a responder a essa demanda das indústrias”, afirma Fares.
A maioria das ações de educação continuada é ofertada às indústrias, para aprimorar o conhecimento e promover a qualidade de vida de seus trabalhadores e ampliar a segurança no trabalho. A meta deste ano, de 240 mil matriculas, é superior até mesmo ao recorde do ano passado, que fechou com 238.161 matrículas, em cursos, palestras e workshops com temas relacionados à segurança e saúde no trabalho, esporte e lazer, responsabilidade social corporativa, além de atividades culturais.
clique para ampliar ![]() |
Com o Colégio Sesi Ensino Médio, a entidade conquistou posição de referência em educação de qualidade para jovens. Além da metodologia de ensino inovadora e da opção ao jovem de estudar um curso profissionalizante do Senai-PR (a partir do segundo ano), o Colégio Sesi é a plataforma pela qual o Sistema Fiep concretiza sua política de formar jovens sintonizados com a sustentabilidade e capazes de transformar a realidade.
Um exemplo é o programa, iniciado na última semana, para preparar os alunos para disseminarem o tema “Objetivos de Desenvolvimento do Milênio” (ODM), junto a estudantes de escolas públicas de todo o Estado. O papel dos alunos será o de ampliar a participação da juventude no esforço para que o Estado alcance os Objetivos do Milênio (metas propostas pela ONU para eliminar a fome e a extrema pobreza, até 2015. A experiência também reforçará a vivência com a cidadania, a solidariedade e o voluntariado.
Três vertentes – O apoio do Sesi-PR às indústrias se dá através de três grandes vertentes: “Educação para a Nova Indústria”, “Indústria Saudável” e “Responsabilidade Social Corporativa”. Através de ações do programa Sesi Esporte e Lazer, 157 mil trabalhadores são atendidos anualmente. Na área de Saúde e Segurança no Trabalho são prestados 900 mil atendimentos por ano. O Cartão Sesi permite às indústrias ofertar aos seus trabalhadores e dependentes o atendimento odontológico. Hoje são 28 mil usuários de 326 indústrias, representadas por 79 sindicatos empresariais filiados à Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Além de ofertar programas e produtos, o Sesi Paraná presta consultoria e fornece informações e indicadores para nortear os investimentos das indústrias na área de gestão de pessoas. Uma iniciativa de destaque nessa área é a Pesquisa Qualidade de Vida do Trabalhador da Indústria, que foi desenvolvida pelo Sesi-PR e agora está sendo aplicada em outros Estados.