clique para ampliar ![]() |
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, afirmou, ao participar do Seminário Criança Prioridade Absoluta, que a educação de qualidade de jovens é essencial para o desenvolvimento da sociedade. “Os jovens têm papel fundamental na construção da cidadania. Temos que dar destaque à questão da juventude e, para isso, é preciso formar parcerias entre todos os setores da sociedade”, disse Rocha Loures, ressaltando que o Sistema Fiep, através do Sesi e do Senai, está aberto para contribuir com a causa da criança e da adolescência.
O Seminário Criança Prioridade Absoluta, que começou segunda-feira, é organizado pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR), e acontece até sexta-feira (02), no Cietep, em Curitiba. A abertura teve a presença do governador Orlando Pessuti, e da secretária estadual da Criança e Juventude, Thelma Alves Oliveira. Participam cerca de 1.600 pessoas, entre conselheiros tutelares, gestores municipais, promotores, juízes, educadores e representantes do governo.
Rocha Loures apresentou o Colégio Sesi, que possui um modelo de ensino diferenciado e que proporciona um ambiente propício para que os jovens aprendam, trabalhem em equipe e reconheçam seus valores. “Estamos desenvolvendo um trabalho especial com os alunos do Colégio Sesi Ensino Médio, para que eles sejam disseminadores dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) em suas comunidades”, disse.
Além do Colégio Sesi, outro trabalho de destaque é o Movimento Nós Podemos Paraná, que, além de engajar jovens para causas sociais, tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida e alcance dos ODM nos municípios paranaenses”, explicou.
O Senai também possui projetos voltados ao público juvenil. Os cursos de Aprendizagem ofertados pelo Senai Paraná garantem a jovens de 14 a 24 anos a oportunidade de aprender uma profissão industrial, em dois anos, de forma totalmente gratuita. Só neste ano a entidade recebeu cerca de 8 mil matriculas.
Outra iniciativa de largo alcance é a “Escola Indústria Itinerante”, que leva orientação pessoal e profissional para adolescentes de 7ª e 8ª séries de escolas e colégios públicos do Paraná. Criado em 2004, o “Indústria Itinerante” já beneficiou mais de 56 mil adolescentes em todo o Estado.
Investimento Social Privado – Além de desenvolver e apoiar ações voltadas à educação, o Sistema Fiep, através do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE), incentiva empresários a destinarem parte do imposto de renda devido a projetos sociais.
“O CPCE quer dar visibilidade aos projetos aprovados pelos Conselhos Municipais, através da campanha Fundo Pró-Infância, que incentiva a participação voluntária da comunidade e dos empresários na busca de captação de recursos para o FIA – Fundo para a Infância e Adolescência”, afirmou a coordenadora executiva do CPCE, Carla Mocellin, que participou do seminário na terça-feira (29).
Segundo Carla, o CPCE serve como porta de entrada para que os empresários conheçam os projetos desenvolvidos pelos Conselhos de Direito da Criança e do Adolescente.
O Fundo Pró-Infância possibilita o direcionamento de recursos para uma entidade específica ou a doação ao fundo municipal da criança e adolescente. No site www.fundoproinfancia.org.br estão disponíveis os projetos aprovados pelos Conselhos, bem como as formas de contribuir.