clique para ampliar ![]() |
O Movimento Nós Podemos Paraná e o Sesi Paraná iniciaram na última semana um amplo programa para preparar os alunos do Colégio Sesi Ensino Médio a se tornarem agentes de disseminação do tema Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) junto a estudantes de escolas públicas do Estado. Os preparativos começam com a realização de Círculos de Diálogo (encontro para reflexão sobre o tema) em todas as regiões do Estado.
Os primeiros encontros foram em Curitiba e São José dos Pinhais, envolvendo mais de 1.200 alunos das unidades do Colégio Sesi da capital e da Região Metropolitana. Nesta quinta-feira (1º) serão realizados Círculos de Diálogo em Londrina, para alunos das unidades de Assai, Bandeirantes, Ibiporã e Londrina; e Arapongas (reunindo alunos de Apucarana, Rolândia, Cambe e Arapongas.
Nos Campos Gerais, os encontros acontecem dia 5 de julho, em Ponta Grossa, para alunos do Colégio Sesi de Carambei, Telêmaco Borba e Ponta Grossa; e em Guarapuava, para alunos do próprio município e também para Irati e União da Vitória.
No Oeste e Sudoeste, os encontros acontecem dia 7 de julho, em Cascavel, para alunos de Cascavel, Foz do Iguaçu, Toledo e Marechal Cândido Rondon; e em Pato Branco, com os colégios de Pato Branco, Francisco Beltrão, Ampére e Palmas. No Noroeste o encontro será dia 8 de julho, em Maringá, com alunos de Paranavaí, Umuarama, Campo Mourão, Cianorte e Maringá.
Os Objetivos do Milênio são metas que a ONU e 189 países pactuaram no ano 2000, para priorizar a eliminação da fome e extrema pobreza do mundo, até 2015. O Movimento Nós Podemos Paraná, que é articulado pelo Sistema Fiep, atua desde 2004 para mobilizar a sociedade em torno que ações que possibilitem o desenvolvimento local e contribuam para que o Estado alcance as metas até 2010 (antes do prazo da ONU). Análise do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis) indica que o Estado foi um dos que mais avançou no alcance das metas, mas há ainda diferenças regionais e a intenção, agora, é municipalizar as ações.
O papel dos alunos do Colégio Sesi é reforçar o envolvimento dos jovens neste esforço. A iniciativa permitirá também reforçar nos alunos do Colégio Sesi a vivência da cidadania, da solidariedade e do voluntariado, o que está em sintonia com a metodologia de ensino, que busca tornar o jovem em agente de transformação da realidade.