clique para ampliar ![]() |
A música afro-brasileira, os sons da Amazônia e canções regionais do Nordeste fizeram do show do percussionista Naná Vasconcelos e Lui Coimbra um verdadeiro sucesso. Considerado um dos melhores percussionistas do mundo, Naná envolveu o público. Orientados por ele, com palmas e sons guturais, a platéia reproduziu, por exemplo, uma chuva na floresta. O público vibrou com a interação musical de Naná e Lui e também com suas improvisações individuais. Os artistas voltaram ao palco três vezes e, ao final, se despediram sob aplausos calorosos.
O show de Naná Vasconcelos e Lui Coimbra foi mais uma atração do projeto Sesi Musical, que faz parte das ações culturais da entidade. O Sesi Música promover a cultura musical entre trabalhadores das indústrias e comunidade em geral, formar platéia e fomentar da produção artística local e nacional. Iniciado no ano passado com o show da dupla Sá & Guarabyra, o projeto já trouxe neste ano nomes como Mônica Salmaso, 14 Bis e Fernanda Takai. A próxima atração será o grupo Irmãos Favetti, de Curitiba.
Erudito a Afro – Naná Vasconcelos foi eleito oito vezes como melhor percussionista do mundo pela revista norte-americana Down Beat. Ele lançou seu último CD inédito, “Trilhas”, na abertura do espetáculo de dança “Corpos de Luz”, em 2006, em São Paulo, ano em que completou 50 anos de carreira. Nas aberturas do Carnaval do Recife, 2007 e 2008, regeu cerca de 600 batuqueiros de maracatu, recebendo convidadas especiais, como Maria Bethânia, Marisa Monte, Elza Soares e Lia de Itamaracá. Recentemente dirigiu o espetáculo Língua Mãe, trazendo 60 crianças de Angola e Portugal para cantarem com outras 60 de Brasilia no aniversário da capital federal.
Já Lui Coimbra é um dos músicos mais requisitados do País. Fundou , nos anos 80, ao lado de Marcos Suzano e outros grandes, o grupo Aquarela Carioca, que revolucionou a musica instrumental brasileira. Tem um disco solo lançado como cantor e instrumentista. Como violoncelista tocou e toca com nomes como Ney Matogrosso, Alceu Valença, Ana Carolina, Zizi Possi e tantos outros.