clique para ampliar ![]() |
O Colégio Sesi iniciou neste mês uma campanha que pretende criar uma verdadeira rede de leitura em todo o Estado. Com o apoio da Diretoria de Comunicação e Promoção do Sistema Fiep, a instituição lançou o projeto “Asas da Leitura”, que visa estimular a troca gratuita de livros dos mais variados gêneros e estilos, em diversos locais públicos das cidades do Paraná, incentivando assim a prática da leitura e a cultura do livro.
O projeto é inspirado em uma iniciativa internacional conhecida como Bookcrossing. Para participar basta deixar livros em locais públicos para serem encontrados por outras pessoas. Pode ser no banco do parque, na lanchonete, no pátio do colégio, no ônibus – em qualquer lugar onde ele encontre um novo leitor.
Quem encontra o livro nota que há uma etiqueta na capa e na folha de rosto, que explica o projeto e destaca o Colégio Sesi como promotor da iniciativa. A ideia é que as pessoas leiam e deixem o livro novamente em outro local, formando a corrente da leitura.
clique para ampliar ![]() |
“Essa é mais uma ação do Colégio Sesi que envolve não só os alunos, mas a comunidade também. É o Colégio atuando como agente formador de uma sociedade leitora”, avalia Lilian Luitz, gerente de operações inovadoras do Colégio Sesi.
Os cerca de 6 mil alunos do colégio estão envolvidos no projeto, arrecadando livros, lendo e deixando em algum lugar público para outra pessoa iniciar a leitura. A instituição está presente em 37 cidades do Paraná, com turmas do ensino médio, fundamental e educação infantil. Mais informações sobre o projeto no site www.colegiosesi.org.br.