Câmara temática debate fornecimento para a Petrobras

Coordenador do Cadastro Corporativo de Bens e Serviços da petroleira apresenta em Curitiba exigências da cadeia de suprimento da empresa

A capacitação de empresários para se tornarem fornecedores da Petrobras é o principal foco da próxima reunião da Câmara Temática de Petróleo e Gás do Paraná, que será realizada na quarta-feira (23). Este será o terceiro encontro entre empresários, entidades do setor produtivo e representantes da Petrobras, com o objetivo de aumentar a participação das companhias do Estado em um dos setores que mais crescem no País. A reunião da Câmara, que é articulada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) ocorrerá no Cietep, em Curitiba, a partir das 9h30.

O encontro trará uma palestra do coordenador do Cadastro Corporativo de Bens e Serviços da Petrobras, Clovis Francisco de Paula Filho, que vai explicar os detalhes do cadastro nacional de fornecedores da companhia. Entender como ele funciona é essencial para qualquer empresa que pretenda fornecer para a petroleira, direta ou indiretamente. Ela compra materiais e serviços apenas de firmas que preenchem uma série de requisitos, como o respeito a normas técnicas e de segurança no trabalho.

A Câmara também convidou dois especialistas da BI Investimentos, Reinaldo Zakalski e Marcos Machado, para explicarem o funcionamento das novas linhas de capital de giro para parceiros da Petrobras. A companhia formou um fundo de recebíveis baseado em seus contratos que ajudará a financiar seus fornecedores. Eles mostrarão os limites, taxas, forma de contratação e outros detalhes dessa fonte de recursos.

Grupos de trabalho – A reunião da Câmara de Petróleo e Gás também servirá para que se encaminhem os trabalhos dos grupos criados para desenvolver o setor no Paraná. São cinco áreas principais de atuação: qualidade da mão de obra, inovação e tecnologia, certificação e qualificação dos fornecedores, políticas públicas, e captação e fomento. Segundo Jean Carlos Alberini, analista da Coordenação de Desenvolvimento da Fiep, os grupos ainda estão abertos a empresas e entidades interessadas em participar do desenvolvimento do setor no Estado.

“Os grupos vão apresentar ações para aumentar as chances de fornecer para o setor de petróleo. Não é só a Petrobras, mas toda a cadeia, que envolve outras áreas, como a indústria naval”, explica. Com o tempo, devem ser oferecidos cursos e palestras, entre outras ações, para capacitar o empresariado paranaense para entrar em um setor que promete fazer investimentos bilionários. Somente a Petrobras tem um plano de investir R$ 250 bilhões no período 2010-2014.

A Câmara de Petróleo e Gás foi formada em fevereiro pela Fiep e já reúne 13 entidades empresariais e a Redepetro, uma associação de empresas do Estado que participam da cadeia de petróleo e gás. Mais informações sobre o encontro e os grupos de trabalho podem ser obtidas pelo telefone (41) 3901-1888 e pelo e-mail jean.alberini@senaipr.org.br.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR