clique para ampliar ![]() |
Empresários e profissionais de comércio exterior participaram no último sábado (12), em Curitiba, de um curso de capacitação sobre os trâmites e procedimentos para realização de exportações. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-PR), o treinamento apresentou um roteiro básico que as empresas devem seguir para iniciar um processo de exportação, além de tirar dúvidas com a realização de exercícios práticos.
Para a coordenadora do CIN-PR, Janet Castanha Pacheco, a capacitação foi uma grande oportunidade para as empresas que pensam em se internacionalizar e para os profissionais que atuam na área de comércio exterior. “Com certeza o curso vai trazer muito retorno para as empresas e para a vida profissional dos participantes”, declarou.
Ministrado pela consultora Ariane Canestraro, que possui 19 anos de experiência em comércio exterior, o curso apresentou noções básicas sobre exportações para empresas interessadas em se lançar no mercado internacional. “Mostramos um roteiro básico de como funciona um processo de exportação, apresentando os passos que as empresas precisam seguir para vender seus produtos no exterior”, explicou.
Durante a capacitação, a consultora apresentou os aspectos legais e burocráticos que as empresas precisam obedecer ao vender seus produtos a outros países. Foram abordadas as normas comerciais, cambiais e fiscais que regem o comércio exterior, como por exemplo a habilitação no sistema Radar, da Receita Federal, classificação fiscal de mercadorias, custos e tributos, autorização de embarque e desembaraço aduaneiro. “Uma das maiores dificuldades que as empresas encontram quando vão começar a exportar é a falta de atualização. A legislação costuma mudar muito e nem sempre os sites oficiais acompanham essas atualizações”, afirmou Ariane.
Além disso, segundo a consultora, muitas vezes as empresas esbarram em dificuldades culturais e de idioma no momento de iniciar uma exportação. Por isso, o curso também deu dicas sobre negociações com clientes no exterior, mostrando como as empresas podem identificar novos mercados. Um dos meios para isso é a participação em missões empresariais organizadas ou apoiadas pelo CIN-PR, que possibilitam a empresários visitar feiras e participar de rodadas de negócios em várias partes do mundo, abrindo novas possibilidades de transações comerciais.
A capacitação do último sábado atraiu a atenção tanto de profissionais de comércio exterior em busca de atualização como de empresários que pretendem vender seus produtos no exterior. É o caso de Alexandre Gross, proprietário da empresa Réplica Maquetes e Protótipos, de Curitiba. “Já fazemos algumas importações, comprando maquinário para nossa produção, e futuramente pretendemos começar a vender para o exterior nossos acessórios e peças para maquetes”, explicou. “O curso mostra o que precisamos para exportar e com certeza vai nos ajudar em nosso planejamento”, completou.