Com o objetivo de dar suporte técnico para a adequação das áreas que receberão pessoas com deficiência e também compatibilizar a acessibilidade e atividades desenvolvidas, o Sesi Paraná faz o Diagnóstico Funcional dos postos de trabalho da Itaipu Binacional. “É uma importante ferramenta de gestão para a área de Recrutamento e Seleção e Medicina e Segurança do Trabalho, com uma avaliação completa de todos os postos de trabalho”, afirma Viviane de Araújo, gerente da Divisão de Recursos Humanos de Curitiba e coordenadora do Projeto para a Inclusão de Pessoa com Deficiência na Itaipu.
O Sesi iniciou suas atividades na empresa em novembro de 2008 e já foi realizou o Diagnóstico Funcional de todos os postos de trabalho do escritório de Curitiba. “Já recebemos o Relatório Técnico, que atendeu plenamente às necessidades”, conta Viviane, lembrando que em maio será iniciado o Diagnóstico Funcional dos postos de Trabalho da Central Hidrelétrica de Itaipu e do escritório de Foz do Iguaçu.
Em março, a consultora do Sesi, Regiane Maturo, capacitou a primeira turma da empresa, composta pela equipe de RH. De acordo com Viviane, a turma ficou muito satisfeita com os resultados obtidos. “Na avaliação dos participantes, a capacitação foi uma oportunidade de reavaliar seus conceitos e preconceitos em relação às pessoas com deficiência. Eles puderam confirmar a importância ao respeito ao ser humano independente de sua etnia, condição física e mental. Receberam informações que serão aplicadas na conduta pessoal. Saíram mais conscientes quanto às limitações do próximo e também quanto à aplicabilidade do conteúdo no ambiente de trabalho. Foi um aprendizado para a vida”, conta Viviane.
Segundo a gerente, a parceria entre Sesi e Itaipu vai continuar. Ainda este ano, será realizado mais um curso de capacitação, envolvendo colaboradores das áreas de Segurança Empresarial, Serviços Gerais, Segurança Empresarial e Responsabilidade Socioambiental, um workshop para todos os gerentes e palestras de orientação para os colaboradores. “A intenção é tornar a Itaipu uma empresa inclusiva social e profissionalmente”, revela a gerente.
Outro aspecto importante do trabalho realizado pelo Sesi é o acompanhamento e orientação às pessoas com deficiência e sua gerência, visando a adequação às atividades laborais e o bem estar do colaborador e da equipe. “O propósito da diretoria da Itaipu é promover a inclusão social e profissional da pessoa com deficiência, por meio da conscientização de todo o corpo gerencial e funcional, além da adaptação dos postos de trabalho. Tudo isso feito em parceria com o Sesi Paraná”, destaca a gerente de RH da empresa.