Aberta 6ª Feira de Eletromecânica e Eletrônica de Londrina

Evento reúne o que há de mais moderno em máquinas, equipamentos, serviços e matérias-primas para as indústrias. Feira é aberta ao público e vai até sexta-feira

clique para ampliar O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures e o presidente do Sindimetal Londrina, Valter Orsi, prestigiam as empresas expositoras da sexta edição do evento (Foto: Gilson Abreu)

Está aberta a sexta edição da Feira Eletromecânica e Eletrônica de Londrina, um evento que apresenta alta tecnologia, lançamentos e inovações da indústria metalmecânica e eletroeletrônica nacional e internacional. A abertura oficial aconteceu nesta terça-feira (14) e reuniu empresários, lideranças, autoridades e a comunidade de Londrina e região. Promovida pelo Senai Paraná, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal) de Londrina e Sebrae, a feira fica aberta até sexta-feira (16) e pode ser visitada das 18 às 22 horas, na unidade do Senai, na Rua Belém, 844, no centro da cidade. A entrada é gratuita.

Na abertura, o presidente do Sindimetal de Londrina, Valter Orsi, destacou o crescimento anual da Feira. “A cada evento vemos crescer o número de visitantes, de empresas expositoras e também a repercussão da Feira na região”, afirmou Orsi. Segundo ele, a primeira edição contava com apenas cinco expositores. “Neste ano, temos mais de 40”. As expectativas de negócios também são positivas. “Ano passado falávamos de crise, mas com otimismo e trabalho conseguimos enfrentá-la. Agora, em 2010, todas as perspectivas de crescimento econômico são positivas e isso refletirá nos investimentos dos empresários”, disse.

De acordo com o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, o evento é uma excelente oportunidade para o estímulo à inovação. “A Feira é algo extraordinário, que permite o desenvolvimento direto e indireto de centenas de pessoas. Uma simples visita, a troca de informações entre empresários e fornecedores e a atualização a respeito das novas tecnologias podem acrescentar, e muito, ao poder criativo nas indústrias e dos novos empreendedores”, disse Rocha Loures.

A solenidade também contou com a presença do prefeito Londrina, Barbosa Neto, que citou a importância da Feira para a cidade. “Além da metalmecânica, a feira também movimenta outros setores econômicos, como a hotelaria e o comércio em geral”, informou. O gerente do Sebrae de Londrina, Héverson Feliciano também deu as boas vindas ao público.

A feira reúne mais de 40 expositores das principais empresas fornecedoras de matéria-prima, suporte técnico, equipamentos, máquinas, ferramentas e prestação de serviços do País. Marcas, produtos e serviços estão em exposição em uma área com mais de 1.200 metros quadrados.

Inovação e tecnologia – Quem visitar a feira poderá ver demonstrações de modernos equipamentos. A CEA Brasil, marca italiana que fabrica máquinas para soldagem, está com novos equipamentos que facilitam, dão precisão e agilizam o trabalho do soldador. Todas essas vantagens podem ser conferidas no próprio estande da exposição, com o equipamento em pleno funcionamento.

Outro destaque é a participação do Arranjo Produtivo Local (APL) de Tecnologia da Informação (TI), que está na Feira expondo programas de computação e soluções tecnológicas desenvolvidas por dez empresas do APL. Com grande relevância na economia da cidade, o APL de TI de Londrina é formado por 137 empresas identificadas, a maioria de pequeno porte. Para este terceiro ano de exposição, o APL apresenta empresas que desenvolvem soluções tecnológicas variadas para as indústrias de diversos setores.

A academia também está representada no evento. Estão expostos projetos inovadores criados por alunos de universidades da região. Os trabalhos, que concorrem ao 2º Prêmio Caixa de Projetos Inovadores, são aplicáveis na indústria metalúrgica, mecânica, eletrônica e de material elétrico. Entre as novidades: um equipamento de baixo custo para reciclagem de garrafas PET; um regenerador de energia para automóveis; software para sequenciamento de máquina; e um dispositivo antifurto para transformadores instalados em redes de energia elétrica.

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR