clique para ampliar ![]() |
O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Rodrigo da Rocha Loures, e o prefeito de Cianorte, Edno Guimarães, inauguraram sexta-feira (09), a biblioteca Indústria do Conhecimento. A biblioteca abre o acesso aos trabalhadores e à comunidade a livros, mídia eletrônica, periódicos e computadores com internet. Em Cianorte, a Indústria do Conhecimento está instalada na quadra do Colégio Iglea Grollmann, local que também abriga a Escola Municipal Jorge Moreira.
O projeto é do Sesi Paraná (entidade pertencente ao Sistema Fiep), que construiu a estrutura e doou o acervo. A prefeitura cedeu o local para a construção da biblioteca e disponibilizará funcionários para atendimento aos usuários, além de ser responsável pela manutenção do espaço. “Fizemos questão de trazer o projeto para Cianorte, porque esta é uma cidade exemplar, que prioriza a educação, cuidado meio ambiente, está alinhada com os Objetivos do Milênio e foi também um paradigma na implantação do Arranjo Produtivo Local”, disse Rocha Loures. “A cidade pode se propor a ser modelo de um mundo ideal, onde todos possam viver em bem estar”, afirmou ele na solenidade, que teve a presença do coordenador da Fiep em Cianorte, Wilson Becker; do presidente da Câmara de Vereadores, Beto Guimarães; do diretor superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares; do diretor do Senai Paraná, João Barreto Lopes; empresários, deputados estaduais e federais.
No seu pronunciamento, o prefeito Edno Guimarães ressaltou a importância da parceria com o Sesi e solicitou a instalação de mais um módula da Indústria do Conhecimento para o bairro Seis Conjuntos. “Em Cianorte a educação é prioridade. Essa biblioteca é um espaço de aprendizagem para todos os que têm interesse em buscar novos conhecimentos. Nós apoiamos esse projeto por acreditar que a educação e a inclusão digital são peças-chave para o desenvolvimento de nossa população”, disse o prefeito.
Essa é a oitava unidade Indústria do Conhecimento instalada no Paraná – duas em Curitiba e as demais em municípios da região metropolitana da capital. Agora, o projeto segue para cidades de todas as regiões do Estado. Cada uma delas vem recebendo, em média, 200 pessoas por dia.
“Os números já evidenciam a qualidade do projeto, mas a expectativa é que aumentem ainda mais, chegando a 500 pessoas por dia em cada unidade”, diz o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. “A Indústria do Conhecimento abre ao aluno das escolas paranaenses o acesso à educação de primeiro mundo”, afirmou.
Encontro com empresários – Além da inauguração da Indústria do Conhecimento, Rocha Loures participou da inauguração das obras de ampliação da a coordenadoria regional da Fiep em Cianorte. A estrutura ganhou um novo espaço para reunião com empresários, cursos, treinamento e atendimento ao público.
O presidente do Sistema Fiep participou, também, do encontro promovido pela União dos Vereadores do Paraná (Uvepar) e Associação de Câmaras da Microregião 11 (Acamrios). O encontro discutiu “A Integração do Poder Local e a Sociedade Organizada”.