clique para ampliar ![]() |
O presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, estará nesta semana na região Oeste/Sudoeste. Na quarta-feira (07), será inaugurado o Centro de Treinamento de Ginástica Rítmica de Toledo. A solenidade acontece às 19h30 e terá a presença de dirigentes do Sesi Nacional. Na quinta-feira, serão inaugurados o Colégio Sesi Ensino Médio e a unidade do Senai Paraná de Marechal Cândido Rondon.
O centro abriga a equipe Sadia/Prefeitura de Toledo/Sesi, reconhecida como o maior expoente de ginástica rítmica do País, três vezes campeã brasileira na modalidade e que detém quatro medalhas de ouro e bronze no Pan do Rio, além de diversos títulos e medalhas nacionais e internacionais.
Essa equipe de excelência é também a referência para o projeto maior de ginástica rítmica, que alia esporte, cidadania e desenvolvimento social e hoje beneficia mais de 1.100 meninas de Toledo e região. Iniciado há cerca de duas décadas pela Prefeitura e a empresa Sadia, o projeto recebeu há cerca de quatro anos também a parceria do Sesi, que disponibilizou a metodologia Atleta do Futuro, profissionais e também o ginásio de esporte da unidade de Toledo para o treinamento da equipe.
O Centro de Treinamento da Ginástica Rítmica resulta de investimentos de mais de R$ 700 mil, feitos no antigo ginásio, pelo Sesi Nacional e Sesi Paraná. A estrutura recebeu sistema de climatização e de isolamento térmico. Foram feitas recuperação da estrutura metálica de cobertura, com pintura e fechamento lateral, além de reforma do espaço físico, com implantação de espaço e equipamentos adequados para fisioterapia, além de dependências administrativas.
O Centro de Ginástica Rítmica de Toledo tem agora capacidade para suprir não só objetivos maiores para a ginástica rítmica, como para receber eventos de porte nacional e internacional, estando, inclusive, de acordo com o que quer o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), o Ministério do Esporte e o Sesi para a disputa do Pan do México e as Olimpíadas de 2016.
Ensino Médio e cursos Profissionalizantes
A nova unidade do Senai e do Colégio Sesi de Marechal Cândido Rondon é uma parceria do Sistema Fiep com a prefeitura do município, que cedeu as instalações. O prédio possui um espaço para atividades de oficinas dos cursos profissionalizantes.
O Senai oferta neste primeiro ano dois cursos de Qualificação Profissional – de eletricista (instalações industriais) e mecânica (manutenção de máquinas industriais), ambos abertos às empresas em geral. Oferta também um de Aperfeiçoamento Profissional na área de tecnologia do leite, que atende especificamente a demanda dos laticínios da região.
Já o Colégio Sesi Ensino Médio de Marechal Cândido Rondon faz parte da expansão da rede, que passou de 22 para 41 unidades em todo o Estado. No Oeste/Sudoeste, entraram em funcionamento, também, as unidades de Ampére, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu e Palmas. Agora a região conta com oito unidades, somadas as de Cascavel, Toledo e Pato Branco.