Estudo indica que indústrias vão investir mais em Tecnologia da Informação

O trabalho do Instituto Sem Fronteiras aponta aumento de 10,6% nos investimentos neste ano. Feira de Eletromecânica e Eletrônica de Londrina acompanha tendência e apresenta produtos de dez empresas do APL de TI

Os investimentos em Tecnologia da Informação (TI) no Brasil devem ter um crescimento expressivo neste ano. De acordo com um estudo realizado pelo Instituto Sem Fronteiras (ISF), as empresas vão investir 10,6% a mais do que em 2009, chegando à mesma média dos cinco anos anteriores à crise econômica. A estimativa para 2010 é de investimentos de R$ 56,1 bilhões no mercado corporativo e, segundo o estudo, todos os segmentos pretendem ampliar os gastos em TI.

Seguindo essa tendência, a 6ª edição da Feira Eletromecânica e Eletrônica, que acontece em Londrina, de 13 a 16 de abril, apresentará para os empresários dos setores metalmecânico e eletroeletrônico o que há de mais moderno em programas de computação e soluções tecnológicas. O evento abrirá espaço para a exposição dos produtos de dez empresas do Arranjo Produtivo Local (APL) de TI de Londrina.

“As empresas estão sempre em busca dos melhores resultados para seus negócios e o mercado de tecnologia da informação contribui para isso”, afirma o presidente do APL de TI de Londrina, João Carlos Monteiro. Segundo ele, o setor de TI é importante e transversal a todas as atividades econômicas. “Os sistemas de informação podem contribuir para agilizar processos em todas as indústrias”, explica Monteiro.

Atualmente, o APL de TI de Londrina é formado por 137 empresas identificadas, a maioria de pequeno porte. Para este terceiro ano de exposição, o APL levará empresas que desenvolvem soluções tecnológicas variadas para as indústrias. “Algumas têm produtos específicos para os setores de metalmecânica e eletroeletrônica. Em geral, são programas de gestão e controle industrial”, diz o presidente do APL.

Haverá tecnologia para atender a diversas necessidades das indústrias, como jogos interativos que simulam treinamentos, soluções de web, mercado eletrônico e soluções para controle de frotas de veículos. A empresa Infoecia, por exemplo, levará o Amplus, um novo software para a indústria metalmecânica que serve para o planejamento de produção, controle de custos e chão de fábrica. O diferencial do produto está no baixo custo de manutenção, operação simplificada e treinamento local.

6ª edição

Reunindo os últimos lançamentos, inovações e tendências tecnológicas da indústria metalmecânica e eletroeletrônica nacional e internacional, a 6.ª edição da Feira Eletromecânica e Eletrônica é uma promoção do Senai Paraná, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal) de Londrina e Sebrae Londrina.

Neste ano, a feira reunirá 40 expositores das principais empresas fornecedoras de matéria-prima, suporte técnico, equipamentos, máquinas, ferramentas e prestação de serviços do País. Marcas, produtos e serviços ficarão em exposição em uma área de 1.300 metros quadrados. A Feira acontece de 13 a 16 de abril, no Senai Londrina (Rua Belém, 844, Centro). A visitação é gratuita.

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR