Curso forma especialistas em Meio Ambiente Urbano e Industrial

Mestrado é oferecido em parceria com a UFPR e Universidade de Stuttgart, da Alemanha, tem o objetivo de formar especialistas para atuarem nas indústrias

clique para ampliar Diretor de Operações do Senai, Marco Secco, deu boas vindas aos alunos da terceira edição do curso (Foto: Rogério Theodorovi)

O Senai Paraná promoveu sexta-feira (26) a aula inaugural da turma deste ano do Mestrado Internacional e Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial. O curso é ofertado em parceria com a Universidade de Stuttgart, da Alemanha e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O curso, trazido ao Brasil pelo Senai, tem como objetivo formar profissionais com competências para identificar e apontar soluções para problemas ambientais nas indústrias, com domínio sobre o assunto, além de conhecimentos específicos acerca de novas técnicas e equipamentos disponíveis no mercado mundial.

“O curso é profissionalizante e não acadêmico, numa área que vem crescendo cada vez mais, por causa das mudanças climáticas, envolvendo eixos ambientais e sociais”, afirmou o diretor de Operações do Senai-PR, Marco Secco, que esteve presente na aula inaugural, junto com o diretor acadêmico da universidade alemã, Dr. Uwe Menzel;  a chefe do departamento de Engenharia Química da UFPR, Arislete de Aquino,  e a coordenadora do mestrado pela UFPR, a professora Dra. Regina Weinschutz.

“Queremos intensificar a troca de tecnologia, informações e desenvolvimento na área ambiental, por isso dispomos de um corpo docente composto por professores de ambos os países, que proporciona ao aluno as duas perspectivas”, afirmou Uwe Menzel, da universidade alemã. De acordo com ele, o papel do Senai é decisivo. “O Senai tem uma boa relação com as indústrias. Precisamos de gente que já atua no mercado de trabalho e quer se especializar e estar cada vez mais preparado para os desafios diários” , disse.   

Outro diferencial do curso é a dupla titularidade, o diploma vale no Brasil e na Alemanha “IIsso é algo que enriquece muito o currículo”, disse o químico ambiental da Sanepar, Juliano Ferreira, que está no segundo ano do curso. Já o calouro, Luciano Ávila, diretor de uma empresa de consultoria ambiental, revela que além da dupla titularidade, busca atualização e especialização.  “Minha intenção é continuar me atualizando e me especializando na área e, para isso, nada melhor que poder contar com três entidades que são referência em ensino e tecnologia. Sem contar que a vantagem da dupla titularidade, que agrega vantagem competitiva a qualquer profissional”, revelou Ávila.

“A proposta de um curso como este, resulta no aumento da oferta e demanda de profissionais bem qualificados na área”, informou a chefe do departamento de engenharia química da UFPR, Arislete de Aquino. De acordo com ela, o profissional desta área poder atuar de diversas maneiras, desde a minimização até o tratamento de resíduos, sólidos ou líquidos.  

Melhor do mundo – O mestrado profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial foi avaliado como um dos cinco melhores do mundo, segundo a Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), um órgão público alemão vinculado ao Ministério da Educação e responsável por intercâmbios internacionais acadêmicos.

Segundo a coordenadora do mestrado pela Universidade de Stuttgart, Daniela Neuffer, a avaliação positiva se deve principalmente à aproximação entre a academia e a indústria, proporcionada pelo programa. No Brasil, o mestrado é fomentado e subsidiado pelo DAAD e tem a cooperação internacional do Ministério da Economia do Estado de Baden-Württemberg.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR