Aluno formado pelo Colégio Sesi vai estudar na Universidade de Salamanca

Douglas Noga Alves está entre os dez selecionados, no País, para receber a bolsa de estudos para a mais antiga e conceituada universidade da Europa

 

clique para ampliar Douglas Alves, formado no ensino médio pelo Colégio Sesi, foi selecionado para estudar na Universidade de Salamanca, na Espanha (Foto: Divulgação)

O jovem Douglas Noga Alves, de Telêmaco Borba, formado no ensino médio pelo Colégio Sesi, está entre os dez selecionados pelo Ministério da Educação, em todo o País, para uma bolsa de estudos da Universidade de Salamanca, na Espanha, uma das mais antigas e conceituadas da Europa, onde cursará Pedagogia.

O convênio do MEC com a Universidade de Salamanca foi assinado em janeiro de 2010 e disponibiliza dez vagas anualmente, em um período de quatro anos, para os alunos com as melhores notas no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) e comprovarem baixa renda. Douglas atendeu aos dois critérios. No ENEM ele foi um dos melhores colocados do país, na sua área de conhecimento.

 “Eu recebi um telefonema. A moça disse que era do MEC e que eu tinha sido selecionado para um programa de bolsas de estudo na Espanha. No início eu nem acreditei!”, conta Douglas Noga Alves. Ele embarca para a Europa no começo de abril.

Douglas sempre se destacou nas escolas onde estudou. Ele cursou o ensino fundamental em escolas públicas, fez cursos profissionalizantes do Senai Paraná (de auxiliar administrativo e de auxiliar de produção industrial) e se formou no ensino médio pelo Colégio Sesi de Telêmaco Borba, em 2008.

“O Colégio Sesi contribuiu muito com a minha escolha pela Pedagogia. A metodologia de ensino me incentivou a pensar a Educação de uma forma diferente”, afirma o estudante. “O aprendizado e o convívio com os professores e os colegas do Colégio me proporcionaram crescimento não só em conhecimento, mas pessoal”, afirma ele.

Sssim que chegar na Espanha Douglas fará um curso preparatório e, depois, vai ingressar efetivamente no curso de Pedagogia na Universidade de Salamanca, o que deve ocorrer em setembro.

Outro motivo de felicidade para o estudante é o fato de poder morar na terra de origem de um dos instrumentos mais populares do mundo. Músico dedicado, Douglas tem o sonho de poder conciliar os estudos na Universidade com a música. “Quero continuar estudando música que é a minha grande paixão. Sei que estarei em um dos lugares mais propícios para estudar violão”.

Melhores notas – Há duas semanas, o jovem esteve em Brasília, acompanhado do pai, Joaquim Alves, para um encontro onde os dez estudantes selecionados em todo o Brasil foram receber esclarecimentos por parte do Ministério da Educação. “Nós assinaremos um termo de compromisso de que após os quatro anos de estudos retornaremos ao Brasil para retribuir à nossa sociedade esse investimento”, disse Douglas.

No total, dez áreas de conhecimento estão incluídas no programa, e será disponibilizada uma vaga em cada uma delas. As áreas são: biologia, biotecnologia, estatística, farmácia, física, informação e documentação, engenharia de edificações, engenharia de materiais, matemática e sociologia.

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Educação, a partir do próximo ano as bolsas para a Universidade de Salamanca estarão no sistema do ProUni, da mesma maneira como são disponíveis as vagas para as universidades brasileiras.

Douglas, assim como os demais bolsistas, receberá auxílio financeiro para moradia, alimentação e passagens de avião para voltar ao Brasil uma vez por ano. “Lá em Salamanca vou morar em casa de família, recebendo uma quantia em dinheiro para alimentação e para os estudos”.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR