Rocha Loures defende ‘democracia radical’ no Fórum Urbano Mundial

No Rio de Janeiro, presidente da Fiep afirma que protagonismo político deve partir de atores locais

clique para ampliar Rocha Loures também apresentou os resultados da CICI2010 (Foto: Mauro Frasson)

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rodrigo da Rocha Loures, defendeu, durante o 5º Fórum Urbano Mundial, promovido pela ONU no Rio de Janeiro, o conceito de “democracia radical” para que as cidades se tornem inteiramente inovadoras. “Todos os cidadãos são atores políticos. Cada cidade tem que pensar sua solução para transporte, mobilidade e instalar sua capacidade específica de gestão”, afirmou. “A inovação sustentável é o melhor e único meio para proporcionar o bem-estar das pessoas”, complementou o empresário. O presidente da Fiep falou a um auditório lotado, com representantes de quatro países diferentes, sobre os resultados da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CICI2010), promovida pela Fiep na primeira quinzena de março, em Curitiba.

Leia mais: Indicadores sociais podem mobilizar comunidades, dia Rocha Loures

Rocha Loures abriu sua participação lembrando que a sustentabilidade e a inovação passam pela contribuição das comunidades e de especialistas. “Sustentabilidade, inovação e cidadania plena são os eixos prioritários para uma cidade inovadora”, disse. O empresário citou o conceito do “governo sem governo” para o alcance da inovação nas cidades. “Não podemos simplesmente esperar a ação dos governantes”, afirmou. A maior contribuição do Sistema Fiep a esse ideal, disse, é a iniciativa Cidades Inovadoras, uma plataforma de apoio à construção de uma visão de futuro para as cidades brasileiras. “A tecnologia deve servir para liberar espaços para a dimensão humana, que é a principal. É o princípio das redes sociais”.

Para o empresário, a educação é uma questão central para se inovar. “A inovação tem que acontecer na educação em todos os níveis. O sistema atual de ensino, concebido no século 19, está ultrapassado”, afirmou. De acordo com Rocha Loures, a rede escolar é fundamental para se construir uma cidade onde impere o bem-estar. Ele citou o exemplo dos alunos da rede de ensino fundamental de Curitiba, que participarão de uma ação sobre o futuro das cidades.

Além de levar os resultados da CICI2010 ao 5º Fórum Urbano Mundial, Rocha Loures participou de um painel promovido pela Frente Nacional dos Prefeitos e pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre os desafios e perspectivas de monitoramento e alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR