Identificar e apontar soluções para problemas ambientais existentes nas indústrias exige domínio sobre o assunto além de conhecimentos específicos acerca de novas técnicas e equipamentos disponíveis no mercado mundial. Com o objetivo de formar um profissional com essas competências, o Senai Paraná trouxe ao Brasil o Mestrado Internacional e Profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial, um curso feito em parceria com a Universidade de Stuttgart, da Alemanha e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A proposta é inédita e foca a formação técnica e científica na indústria. “O mestrado é direcionado a funcionários das próprias indústrias e para quem deseja buscar soluções na área ambiental para o setor industrial”, explica o coordenador de serviços técnicos e tecnológicos do Senai, Adilson Luiz de Paula Souza.
Segundo ele, o curso dá formação técnica necessária para que o profissional enfrente os desafios do dia-a-dia das indústrias na área ambiental e também no campo da sustentabilidade. “O profissional pode resolver desde os problemas com resíduos sólidos, entre os quais sua disposição, tratamento, até as questões atmosféricas”, completa.
O meio ambiente é considerado área estratégica e transversal a todas as indústrias, independente do ramo em que atuam. Por isso, segundo o coordenador, não fica difícil a colocação profissional. “As ações ambientais vêm crescendo muito tanto no setor privado quanto no público. Isso mostra que existe um mercado bem amplo, em ramos diversificados”, informa.
No Paraná o curso está em seu terceiro ano. Os mestrandos da turma de 2010 iniciam as aulas na sexta-feira (26), em Curitiba, na unidade do Senai CIC. Na aula inaugural, os acadêmicos receberão as boas vindas do diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPR, o professor Dr. Sérgio Scheer; da coordenadora do mestrado pela UFPR, a professora Dra. Regina Weinschutz; e do diretor acadêmico da universidade alemã, Dr. Uwe Menzel
Melhor do mundo – O mestrado profissional em Meio Ambiente Urbano e Industrial foi avaliado como um dos cinco melhores do mundo, segundo a Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD), um órgão público alemão vinculado ao Ministério da Educação e responsável por intercâmbios internacionais acadêmicos. Segundo a coordenadora do mestrado pela Universidade de Stuttgart, Dra. Daniela Neuffer, a avaliação positiva se deve principalmente à aproximação entre a academia e a indústria, proporcionada pelo programa. No Brasil, o mestrado é fomentado e subsidiado pelo DAAD e tem a cooperação internacional do Ministério da Economia do Estado de Baden-Württemberg.
SERVIÇO
Aula inaugura Mestrado Internacional em Meio Ambiente
Data: 26 de março (sexta-feira)
Horário: 18h30
Local: auditório Senai CIC
Endereço: Rua Senador Accioly Filho, 298