Projeto cria grupos de prevenção de acidentes em unidades

Senai e Sesi vão expandir Núcleos de Educação Prevencionista, que pretendem conscientizar alunos sobre importância da segurança no trabalho

Criar, desde a sala de aula, uma consciência de segurança no trabalho entre os alunos e munir as gerências das unidades com informações para a prevenção de acidentes no ambiente educacional. Esses são os dois principais objetivos do programa que cria Núcleos de Educação Prevencionista (NEP) em todas as unidades do Senai e do Sesi no Paraná.

Iniciado como piloto em 2009, o projeto já está implantado nas unidades de Paranaguá e Rio Branco do Sul e está sendo implantado em Palmas, Pato Branco, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão e Ampere, Toledo e Rio Negro. Todas as demais unidades estão se preparando para adotar o programa.

O técnico em segurança do trabalho da Diretoria de Recursos Humanos do Sistema Fiep, Ari Floriano, idealizador do projeto, explica que o NEP de cada unidade será formado por no mínimo dez representantes, escolhidos em eleição realizada com todos os alunos.

Umas das principais atribuições do núcleo, que funcionará como uma versão educacional da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) das empresas, será identificar situações que possam causar acidentes. “Junto com os coordenadores pedagógicos e técnicos de ensino das unidades, os núcleos vão levantar as situações de risco e negociar a melhoria desses pontos diretamente com os gerentes e as equipes”, afirma Floriano.

Além da identificação de situações que possam causar acidentes, o NEP também será responsável por elaborar planos de trabalho que possibilitem ações preventivas nas unidades. Outra atribuição será o registro de todos os acidentes que eventualmente ocorrerem nas instalações do Senai e do Sesi. “O NEP vai elaborar planilhas com os acidentes ocorridos, o que vai ajudar tanto a gerência quanto o departamento regional na decisão por mudanças necessárias nas unidades”, explica.

Floriano ressalta, no entanto, que mais importante do que os dados que serão levantados com a implantação dos NEP, será a criação de uma consciência de segurança no trabalho entre os alunos. Com o envolvimento nos núcleos, os estudantes levarão esse conhecimento para o mercado de trabalho. “O maior objetivo do projeto é fazer com que os alunos tomem ciência sobre o que é a prevenção de acidentes”, afirma.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR