Contenda ganha Indústria do Conhecimento

Parceria do Sesi e a prefeitura, o espaço contém livros, mídia eletrônica e computadores com acesso a internet para trabalhadores e comunidades

clique para ampliar O presidente do Sistema Fiep e o prefeito de Contenda, junto com as crianças, na Indústria do Conhecimento (Foto: Rogério Theodorovy)

O Sesi Paraná e a prefeitura de Contenda, na Região Metropolitana de Curitiba,  inauguraram nesta segunda-feira (15), naquele município, a biblioteca “Indústria do Conhecimento”. O espaço, destinado a comunidade e aos trabalhadores, oferece acesso a livros, mídia eletrônica, periódicos e computadores com internet.  A unidade da “Indústria do Conhecimento” vai funcionar na Escola Vanilda Dzierwa (Avenida São João, 1.350).

Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a iniciativa promove a qualidade na educação e desenvolve uma rede de conhecimento e ensino nas cidades. “A biblioteca intitulada indústria do conhecimento é um ambiente propício para o desenvolvimento da educação nos municípios”, disse ele na inauguração.

Participaram da solenidade o prefeito de Contenda, Hélio Luis Boçoen; o vice-prefeito Carlos Eugênio Stabach, o diretor-superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, o diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Contenda, Ary Alberti Neto, além de gerentes de linhas de ação, gerentes regionais e de unidades das duas entidades, secretários municipais e  representantes de instituições do município.

Na parceria, o Sesi Paraná construiu o módulo e doou o acervo de 1.300 livros, 10 mil títulos em mídia eletrônica, periódicos, jornais e dez computadores com acesso à internet. A prefeitura cedeu o local para a construção da biblioteca e disponibiliza funcionários para atendimento aos usuários, além de ser responsável pela manutenção do espaço. No Paraná, já foram implantados cinco bibliotecas. Para este ano, estão previstas mais 20 unidades. A estrutura da “Indústria do Conhecimento” tem um design atrativo, com o telhado em formato de um livro aberto.

“O espaço Indústria do Conhecimento é um olhar do empresariado para os filhos dos trabalhadores e da comunidade”, disse o prefeito Hélio Luis Boçoen. Ele afirmou que o local amplia o acesso a educação e é uma nova oportunidade para a geração do futuro, baseada em tecnologia e inovação. “O momento é importante para a cidade. Contenda está abrindo cada dia uma nova página e esta iniciativa do Sistema Fiep é um marco para o município e para a história da indústria paranaense”, declarou o prefeito.

O projeto, segundo o superintendente do Sesi Paraná, José Antonio Fares, é um espaço de aprendizagem e tem como base um acervo rico e flexível. “Várias ações de educação podem ser inseridas neste local, de acordo com as necessidades da comunidade”, disse Fares.  

Na opinião do presidente da Associação Comercial e Industrial, Ary ASlberti, a Indústria do Conhecimento é uma forma de despertar o interesse das pessoas pelo conhecimento, educação e tecnologia. “A parceria entre a Fiep, a prefeitura e outros órgãos, como a associação comercial, é importante para o desenvolvimento do município e um incentivo a educação de qualidade”, disse ele.

Para a diretora de Departamento de Educação, Cultura e Esportes de Contenda, Maria Luiza Mazur, a oportunidade é valiosa e vai auxiliar na melhora da educação, além de aproximar a indústria do município. A moradora Fernanda Kolachinski, que foi prestigiar a inauguração do projeto, destacou a aproximação entre comunidade e o incentivo ao conhecimento. “Tenho uma filha que estuda nesta escola e, sem dúvida, este espaço será um ambiente de promoção da leitura e educação e novos aprendizados com os computadores e acesso a internet”.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR