clique para ampliar ![]() |
Duas medalhas de ouro, cinco de prata, quatro de bronze, além do quinto lugar geral na Olimpíada do Conhecimento. Este foi o saldo da participação do Paraná na sexta edição da maior competição de educação profissional das Américas, disputada neste ano no Rio de Janeiro.
“Esta Olimpíada foi de alto nível. O resultado, portanto, reflete todo o trabalho do Paraná em levar desenvolvimento, qualidade, inovação e tecnologia para a área da educação profissional”, avaliou o diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes.
Neste ano, 40 alunos representaram o Estado: 35 do Senai e cinco do Senac – que fez sua estreia na Olimpíada do Conhecimento. Eles disputaram em 34 das 46 ocupações industriais e do setor de comércio e serviço da competição.
A cerimônia de entrega de medalhas aconteceu no domingo, em uma grande festa no Cais do Porto, no Centro do Rio. O evento foi comandado pelos jornalistas Michel Melamed e Glenda Koslowski, que fizeram as honras como os mestres de cerimônia e tiveram a tarefa de anunciar um a um todos os vencedores das 46 ocupações.
Na avaliação do diretor geral do Senai Nacional, José Manuel de Aguiar Martins, a Olimpíada do Conhecimento 2010 traduziu uma competição do mais alto grau de excelência: “Mostrou para o Brasil que formamos profissionais de qualidade e que podemos assegurar mão de obra para investimentos internos e externos”, disse o diretor. A competição reuniu cerca de 600 alunos vindos de 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal.
clique para ampliar ![]() |
Garotos de ouro – As medalhas de ouro para o Paraná vieram nas ocupações de Design de Moda e Eletrônica Industrial, com os alunos Renan Negrão e Gabriel D’Espindula, respectivamente. A conquista de Renan confirmou o favoritismo do Paraná na área: nas duas últimas competições, o Estado também ficou com o primeiro lugar na modalidade.
“A disputa foi acirrada, mas treinei com o melhor professor que poderia ter”, disse Renan, referindo-se ao estilista e coordenador do Curso Técnico de Estilismo em Confecção Industrial do Senai, Edson Korner. “Não tive ‘moleza’ nos treinamentos. Mas valeu a pena. Faria tudo outra vez”, comemorou.
Para Gabriel, o resultado de meses de treinamento foi além da medalha dourada: ele teve a maior nota de toda a delegação do Paraná e ganhou um troféu pelo feito. “Mantive a calma mesmo diante de uma prova difícil. Agora meu foco será o treinamento para o mundial do ano que vem”, adiantou o medalhista. Com a primeira colocação, o aluno está credenciado a buscar índices para o Torneio Internacional Educação Profissional, o WorldSkills, que será disputado ano que vem, em Londres, na Inglaterra.
clique para ampliar ![]() |
Curitiba, Londrina eSão José dos Pinhais – Alunos das unidades do Senai de Curitiba, Londrina e de São José dos Pinhais chegarão às suas cidades com vitórias. Eles partem do Rio de Janeiro com medalhas de prata e bronze na bagagem. Os londrinenses Bruno Henrique Strik, da ocupação de Tecnologia da Informação (TI) e Natam de Oliveira, de Web Design, ficaram em segundo lugar. O trio da Manufatura Integrada, Jefferson Roberto Rosalin, Paulo Henrique Minholi e Rene dos Santos de Carvalho Júnior, levou medalha de bronze. De São José dos Pinhais o destaque foi Guilherme Nunes Costa, medalha de prata em Marcenaria. Em Fresagem a CNC,o aluno Vinicius Gogola do Senai CIC, em Curitiba, levou o bronze.
clique para ampliar ![]() |
Prata e bronze na construção civil – A área da Construção Civil do Senai Paraná, em Curitiba, foi outro destaque nas premiações da Olimpíada do Conhecimento. Mateus Munhoz Amaral, de Construção em Alvenaria e Thalisiê Correia, da modalidade de Aplicação de Revestimento Cerâmico, foram prata na competição. Thalisiê comemorou a conquista ao lado dos pais, que foram ao Rio de Janeiro para apoiar a filha. “Acompanhei alguns treinamentos e vim ao Rio para trazer mais apoio a ela”, disse a mãe Silvanir Adão, depois de um emocionado abraço na medalhista. O bronze foi para Jardinagem e Paisagismo, com a dupla Haila Carolina de Lima e Lucas Figueiredo.
Senac estreia com bronze – O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Paraná (Senac) fez bonito em sua primeira participação na Olimpíada. Disputando em três modalidades, a entidade conquistou a medalha de bronze em Enfermagem. A dupla Adriele Aparecida Santos Biauki e Alexandre Maurício Ladwig foram os responsáveis pelo terceiro lugar na competição.