Paraná conquista 11 medalhas e o quinto lugar geral no torneio

O Estado foi ouro nas ocupações de Design de Moda e Eletrônica Industrial. Vencedores desta edição foram conhecidos no domingo, em uma grande festa no Rio de Janeiro

clique para ampliar Medalhistas comemoram conquista no Cais do Porto, no Rio de Janeiro (Foto: Divulgação Sistema Fiep)

Duas medalhas de ouro, cinco de prata, quatro de bronze, além do quinto lugar geral na Olimpíada do Conhecimento. Este foi o saldo da participação do Paraná na sexta edição da maior competição de educação profissional das Américas, disputada neste ano no Rio de Janeiro.

“Esta Olimpíada foi de alto nível. O resultado, portanto, reflete todo o trabalho do Paraná em levar desenvolvimento, qualidade, inovação e tecnologia para a área da educação profissional”, avaliou o diretor regional do Senai Paraná, João Barreto Lopes.

Neste ano, 40 alunos representaram o Estado: 35 do Senai e cinco do Senac – que fez sua estreia na Olimpíada do Conhecimento. Eles disputaram em 34 das 46 ocupações industriais e do setor de comércio e serviço da competição.

A cerimônia de entrega de medalhas aconteceu no domingo, em uma grande festa no Cais do Porto, no Centro do Rio. O evento foi comandado pelos jornalistas Michel Melamed e Glenda Koslowski, que fizeram as honras como os mestres de cerimônia e tiveram a tarefa de anunciar um a um todos os vencedores das 46 ocupações.

Na avaliação do diretor geral do Senai Nacional, José Manuel de Aguiar Martins, a Olimpíada do Conhecimento 2010 traduziu uma competição do mais alto grau de excelência: “Mostrou para o Brasil que formamos profissionais de qualidade e que podemos assegurar mão de obra para investimentos internos e externos”, disse o diretor. A competição reuniu cerca de 600 alunos vindos de 26 estados do Brasil mais o Distrito Federal.

clique para ampliar Gabriel e Renan: vitória dourada (Foto: Divulgação Sistema Fiep)

Garotos de ouro – As medalhas de ouro para o Paraná vieram nas ocupações de Design de Moda e Eletrônica Industrial, com os alunos Renan Negrão e Gabriel D’Espindula, respectivamente. A conquista de Renan confirmou o favoritismo do Paraná na área: nas duas últimas competições, o Estado também ficou com o primeiro lugar na modalidade.

“A disputa foi acirrada, mas treinei com o melhor professor que poderia ter”, disse Renan, referindo-se ao estilista e coordenador do Curso Técnico de Estilismo em Confecção Industrial do Senai, Edson Korner. “Não tive ‘moleza’ nos treinamentos. Mas valeu a pena. Faria tudo outra vez”, comemorou.

Para Gabriel, o resultado de meses de treinamento foi além da medalha dourada: ele teve a maior nota de toda a delegação do Paraná e ganhou um troféu pelo feito. “Mantive a calma mesmo diante de uma prova difícil. Agora meu foco será o treinamento para o mundial do ano que vem”, adiantou o medalhista. Com a primeira colocação, o aluno está credenciado a buscar índices para o Torneio Internacional Educação Profissional, o WorldSkills, que será disputado ano que vem, em Londres, na Inglaterra.

clique para ampliar Bruno Strik comemora prata (Foto: Divulgação Sistema Fiep)

Curitiba, Londrina eSão José dos Pinhais – Alunos das unidades do Senai de Curitiba, Londrina e de São José dos Pinhais chegarão às suas cidades com vitórias. Eles partem do Rio de Janeiro com medalhas de prata e bronze na bagagem. Os londrinenses Bruno Henrique Strik, da ocupação de Tecnologia da Informação (TI) e Natam de Oliveira, de Web Design, ficaram em segundo lugar. O trio da Manufatura Integrada, Jefferson Roberto Rosalin, Paulo Henrique Minholi e Rene dos Santos de Carvalho Júnior, levou medalha de bronze. De São José dos Pinhais o destaque foi Guilherme Nunes Costa, medalha de prata em Marcenaria. Em Fresagem a CNC,o aluno Vinicius Gogola do Senai CIC, em Curitiba, levou o bronze.

clique para ampliar Os namorados Haila e Lucas ficaram com o bronze em Jardinagem e Paisagismo (Foto: Andre Maceira)

Prata e bronze na construção civil – A área da Construção Civil do Senai Paraná, em Curitiba, foi outro destaque nas premiações da Olimpíada do Conhecimento.  Mateus Munhoz Amaral, de Construção em Alvenaria e Thalisiê Correia, da modalidade de Aplicação de Revestimento Cerâmico, foram prata na competição. Thalisiê comemorou a conquista ao lado dos pais, que foram ao Rio de Janeiro para apoiar a filha. “Acompanhei alguns treinamentos e vim ao Rio para trazer mais apoio a ela”, disse a mãe Silvanir Adão, depois de um emocionado abraço na medalhista. O bronze foi para Jardinagem e Paisagismo, com a dupla Haila Carolina de Lima e Lucas Figueiredo.

Senac estreia com bronze – O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Paraná (Senac) fez bonito em sua primeira participação na Olimpíada. Disputando em três modalidades, a entidade conquistou a medalha de bronze em Enfermagem. A dupla Adriele Aparecida Santos Biauki e Alexandre Maurício Ladwig foram os responsáveis pelo terceiro lugar na competição.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR