O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná apresentou na noite de quarta-feira (10), no encerramento do primeiro dia da CICI2010, o programa “Cidades Inovadoras”, um conjunto de ações de curto, médio e longo prazos que visam criar ambientes urbanos propícios à inovação e negócios sustentáveis. A cidade de Curitiba foi escolhida para abrir o programa, dentro do projeto “Curitiba 2030”.
“Estamos cumprindo nosso papel de fornecer infraestrutura para que a inovação possa ser manifestada por todos os setores da sociedade”, disse o presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures. Ele explicou que o programa teve como base estudos prospectivos realizados internamente, que indicaram a necessidade de se trabalhar com as cidades como ambientes que influenciam decisivamente o desenvolvimento industrial sustentável. “Empresas inovadoras se desenvolvem em ambientes inovadores. Por conseguinte, empresas inovadoras sustentáveis precisam de ambientes inovadores sustentáveis. Este se tornou nosso desafio”, afirmou.
O programa “Cidades Inovadoras” tem duas vertentes. Uma delas é o “Cidades 2030”, que começou com Curitiba e já tem propostas de ações de longo prazo. O outro é o Projeto de Desenvolvimento Local, também em andamento, que busca mobilizar e capacitar comunidades para que elas próprias construam o desenvolvimento sustentável.
Marco da inovação – Iniciado no ano passado, o projeto “Curitiba 2030” foi desenvolvido pelo Sistema Fiep, em parceria com a prefeitura da capital e a Fundação OPTI (Observatório de Prospectiva Tecnológica Industrial da Espanha). O processo envolveu estudos, pesquisas, entrevistas e encontros participativos com mais de 500 pessoas, entre dirigentes municipais, especialistas e população em geral. O documento final propõe ações que competem ao próprio Sistema Fiep, à prefeitura, às universidades e a outros setores, públicos e privados. E tem potencial para influenciar o planejamento da cidade no longo prazo e a criação e um ambiente urbano que atraia, retenha e desenvolva pessoas, empresas e investimentos.
“Curitiba é a primeira. Mas estamos preparados para dar suporte a outras cidades do Estado”, afirmou Rocha Loures. “Nosso objetivo é inserir as cidades e as empresas paranaenses no mapa da inovação sustentável mundial.”
Para o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública de Curitiba (IMAP), Homero Giacomini, o projeto “Curitiba 2030” é um marco para a capital. “A iniciativa assegura à nossa juventude que o talento para inovar continua vivo na cidade”, disse. Ele incluiu o projeto “Curitiba 2030” no rol de outras grandes inovações da capital, como a do planejamento urbano, do transporte e das ações ambientais. “Esse documento se soma à nossa história de inovação e certamente dará muitos frutos”, afirmou.
O vereador Omar Sabbag, que falou em nome da Câmara de Vereadores de Curitiba, disse que a participação no processo foi uma oportunidade de aprendizado. “Pudemos aprofundar o conhecimento sobre a região e suas necessidades.
Ao explicar a metodologia utilizada para prospecção, a dirigente da Fundação OPTI, Ana Morato, a prospectiva sobre Curitiba foi um desafio, com resultados bastante positivos. “Cada cidade tem sua própria personalidade. Contudo, para crescer de forma harmônica e sustentável, temos que ser capazes de imaginar, juntos, como queremos que seja nossa cidade no futuro”, disse. “É importante ressaltar o trabalho dos Observatórios do Sesi e do Senai Paraná na coordenação deste trabalho”, afirmou
Agentes de desenvolvimento – O projeto Desenvolvimento Local, que também faz parte do programa “Cidades Inovadoras”, atua nas localidades (municípios pequenos ou bairros de cidades maiores) para estimular, organizar e capacitar os moradores para que busquem o desenvolvimento sustentável.
Agentes de desenvolvimento, capacitados pelo Sistema Fiep, atuam nas localidades para implantar a metodologia que permite aos moradores sonharem, definirem e participarem das ações de melhoria e sustentabilidade local. Iniciado em 2008, o projeto já está implantado em mais de 50 localidades do Paraná.