Monitoramento de indicadores permite avanços em Campo Largo

Município da região metropolitana de Curitiba, em parceria com Orbis, acompanha indicadores sociais e econômicos. Experiência é apresentada na CICI2010

Avanços na área de saúde e segurança e transparência na administração pública são alguns dos resultados que o município de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba, já conquistou a partir do monitoramento de indicadores sociais e econômicos.  O trabalho começou no ano passado com uma parceria firmada entre a prefeitura e o Orbis – Observatório de Indicadores de Sustentabilidade, do Sistema Fiep. A experiência foi apresentada nesta quinta-feira (11) durante o treinamento do Centro Internacional de Formação de Atores Locais (Cifal), dentro da programação da Conferência Internacional das Cidades Inovadoras (CICI2010). O evento reuniu secretários municipais, representantes de órgãos públicos e educadores.

Para o prefeito de Campo Largo, Edson Basso, a criação de indicadores sociais e o monitoramento constante permitem ações e resultados mais efetivos para a cidade. Ele cita a segurança, como exemplo, destacando que a guarda municipal de Campo Largo é conhecida como referência no Paraná. Segundo Basso, a parceria entre a prefeitura e o Orbis foi fundamental para o estabelecimento de metas, objetivos e direções mais especificas e eficazes. A apresentação deste modelo de gestão na Conferência das Cidades Inovadoras também é considerado um ponto importante para o prefeito. “Não tenho dúvidas dos bons frutos gerados neste evento. Tenho a certeza de que vamos obter diversos exemplos para serem levados para várias cidades do mundo”, disse.

Segundo o secretario de Saúde de Campo Largo, Glewerson Caron, o processo de desenvolvimento social baseado em indicadores vai além do alcance das metas estabelecidas pelos objetivos de desenvolvimento do milênio. “As ações propostas a partir de indicadores relacionados à causa e efeito atinge todas as áreas sociais possíveis”, afirma. Para ele, a fusão do sistema de gestão de Campo Largo com as ferramentas disponibilizadas pelo Orbis, como a tecnologia de medição e gestão conhecida como balanced scorecard, é fundamental nas ações e decisões que promovem o desenvolvimento da cidade.

 “Oferecemos ferramentas e suporte para uma gestão focada em resultados”, afirmou o coordenador do Orbis, Alby Rocha. Para atingir os objetivos a prefeitura e o Observatório fazem reuniões semanais. Neste primeiro semestre estão sendo definidos os eixos para alcançar os resultados esperados em cada esfera social a partir das necessidades do município. Segundo Rocha, o trabalho vem sendo intensificado nas secretarias de Administração e Saúde e deve ser disponibilizado em breve para as demais secretarias municipais.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR