Os projetos voltados ao design de cidades inovadoras e ambientes favoráveis ao desenvolvimento da indústria, elaborados por alunos e professores do Senai e do Sesi Paraná, podem ser conferidos a partir desta quarta-feira (10) no átrio do Cietep, em Curitiba. A exposição Mostra Inova-Cidades Inovadoras reúne 26 projetos e integra a série de eventos paralelos da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras (CIC2101).
Na sexta-feira (12) serão anunciados e premiados os três melhores das categorias professores e alunos e das modalidades produto, serviço e processo. A Mostra Inova é uma iniciativa do Senai e do Sesi para desenvolver a criatividade, o empreendedorismo e a inovação de seus alunos e professores.
As entidades buscam com a Mostra Inova estimular a cultura da inovação no ambiente de aprendizagem, tanto no ensino profissionalizante ofertado pelo Senai como no Colégio Sesi Ensino Médio. O objetivo é formar jovens aptos a pensar a inovação, com reflexo no setor industrial, que absorverá o profissional formado pelas entidades. A edição Cidades Inovadoras foi lançada em agosto de 2009 e recebeu a inscrição de 13 projetos do Senai, 12 do Sesi e um elaborado em parceria pelas duas entidades.
A maioria dos projetos propõe inovação para problemas urbanos locais, mas que podem ser aplicadas em cidades de qualquer outra região. Exemplos: o triciclo para transporte individual, dotado de iluminação, pequeno bagageiro e abrigo para o ocupante, que contribuiria com o trânsito urbano; e a calçada ecológica, que garante segurança ao pedestre e, ao mesmo tempo, permite a infiltração da água de chuva, ajudando a alimentar os mananciais.
O público pode conferir também o projeto de inclusão de crianças portadoras de deficiência, que propõe adequação de brinquedos existentes em parques públicos, para facilitar o acesso de meninos e meninas com deficiência física, visual e auditiva.
Outro projeto é o do sistema de mobiliário urbano que emprega concreto e resíduos de construção e demolição, agregando, ainda, mistura de resíduos da indústria da confecção e da agroindústria da região de Maringá (sucroalcooleira). A idéia é reaproveitar entulhos e resíduos na estruturação de ambientes de convivência e lazer, como parques e praças urbanos.
Existem projetos relacionados à saúde, como o que propõe o uso de plantas medicinais que une conhecimento popular e conhecimento científico, e também à segurança, como o que trata da conscientização para o perigo do trânsito, mas com foco nos pais dos adolescentes.
Também estão na exposição da Mostra Inova-Cidades Inovadoras, projetos como o de recipiente plástico para resíduos de óleo comestível residencial; de um sistema de compostagem de resíduos gerados na merenda escolar para produção de adubo a ser empregado em hortas comunitárias, e do uso de garrafas pet para produção de móveis.