Mulheres marcam presença na Olimpíada do Conhecimento

A classe feminina terá representantes em diversas modalidades, mesmo naquelas que antes eram de exclusividade masculina. A aluna do Senai Paraná Thalisiê Correia, por exemplo, disputa em construção civil

clique para ampliar Thalisiê mostrará suas habilidades em revestimento cerâmico na Olimpíada do Conhecimento. Ela respresenta o Senai Paraná na competição de educação profissional (Foto: Rogério Theodorovy)

As mulheres estão cada vez mais inseridas no universo masculino das profissões. Atividades que antes eram exclusivas dos homens caíram nas graças femininas. E não importa a área: do operacional ao administrativo, elas estão presentes em todas.

Um exemplo disso é a participação “delas” na Olimpíada do Conhecimento do Senai, uma competição de educação profissional que testa as habilidades técnicas e intelectuais em ocupações industriais. Ou seja, além de trabalharem com mecânica, construção civil, eletricidade e marcenaria, as mulheres competem para serem as melhores em cada uma das áreas.

É o caso de Thalisiê Correia, de 17 anos. A garota é a representante do Senai Paraná na modalidade de Aplicação de Revestimento Cerâmico da Olimpíada. A jovem, que nunca foi fã de brincadeiras de boneca, poderá mostrar suas habilidades na próxima semana, quando começa a etapa nacional da competição, no Rio de Janeiro.

O professor Ezequiel Martins, que treina Thalisiê para a competição, acredita no sucesso da aluna. “Ela tem o perfil certo para competir nesta ocupação: é concentrada e detalhista”, avalia. O domínio da técnica aliado à dedicação, agilidade, precisão e rapidez são as vantagens da competidora, segundo ele.

Além de saber tudo sobre revestimento cerâmico, Thailisiê garante que seus dotes não param por aí. Se depender dela, nunca ficará na mão quando o assunto for construção civil. “Sei de tudo um pouco: assentar tijolos, fazer instalação hidráulica, elétrica e até sistema de esgoto”, cita. “Não precisarei depender de homem para esses serviços”, brinca.

Do Paraná, mais seis garotas disputam a Olimpíada do Conhecimento deste ano. Representando o Senai: Paula Cristina do Nascimento, que luta pelo ouro em Design Gráfico; Haila Caroline de Lima, que faz dupla com o namorado Lucas Figueiredo para disputar em Jardinagem e Paisagismo; e Crislaine Alessandra de Lima, em Segurança no Trabalho. Do Senac-PR, instituição que faz sua estreia na Olimpíada,  vão as alunas: Fabiane Aquino Costa, Paola Furlan e Adriele Biauki. Elas disputam em áreas do comércio e do serviço.

Olimpíada do Conhecimento – Realizada pelo Senai, a Olimpíada do Conhecimento é considerada a maior competição de educação profissional segundo órgãos como a Organização Internacional do Trabalho (OIT). O evento reúne os melhores alunos do Senai de todos os estados brasileiros. Em sua 6ª edição, a Olimpíada deste ano acontece na cidade do Rio de Janeiro. A abertura oficial está marcada para esta segunda-feira (8). Serão 562 competidores, disputando em 46 ocupações industriais e do setor de comércio e serviço. O Paraná terá 40 alunos em 34 modalidades.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR