clique para ampliar ![]() |
A aluna do Senai Paraná Rubia Dallarmi Nisgoski, de 25 anos, conquistou o terceiro lugar na 7ª edição do Prêmio João Turin de Incentivo a Novos Designers de Moda. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (26), em um desfile no último dia de Paraná Business Collection. Neste ano, os trabalhos foram desenvolvidos a partir do tema “Paulo Leminski: o Homem, suas Palavras e seu Tempo”.
Veja a reportagem em vídeo
O primeiro lugar ficou para o aluno Acácio Mendes Pereira Neto, da Universidade Estadual de Maringá, câmpus de Cianorte. Ele recebeu o prêmio das mãos de Alice Ruiz, poetisa que foi casada com Paulo Leminski e com quem teve três filhos. “O Paulo foi bem representado, principalmente em sua multiplicidade. Os alunos foram muito inovadores”, avaliou Alice, destacando que o poeta homenageado teria se divertido muito se tivesse presenciado os desfiles. “Paulo era muito culto. E bastante pop”, finalizou.
Além de troféu assinado pelo artista plástico Valdir Francisco, o primeiro lugar também viajará a Milão e Paris, integrando a Missão Empresarial organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Centro Internacional de Negócios (CIN).
Talento do Senai – Rubia, que é aluna do curso Técnico em Estilismo de Confecção Industrial do Senai Paraná, teve como inspiração as emoções e a personalidade intrínseca do autor paranaense nas obras. “Foquei no misto de emoções e na capacidade que ele tinha de surpreender e recriar”. Para mostrar tudo isso através das roupas, ela caprichou nas estampas dos tecidos. “Remetem a uma explosão de emoções”, resumiu Rubia. Outro diferencial no trabalho da jovem está no tecido: utilizou lona, material amplamente usado na confecção de banner.