Vida e obra de Leminski inspiram alunos do Senai para o Prêmio João Turin

Dos 13 selecionados para a grande final do concurso de moda, cinco são alunos do Senai-PR. Os haicais do poeta paranaense foram fontes de inspiração para criação dos looks

clique para ampliar Trajetória do poeta paranaense serviu de inspiração para os alunos  que disputam a sétima edição do Prêmio João Turin (Foto: Divulgação)

Alunos de moda de todo o Paraná que se inscreveram para participar da sétima edição do Prêmio João Turin de Incentivo a Novos Designers de Moda, tiveram inspiração de sobra para criarem seus projetos. Neste ano, os trabalhos foram desenvolvidos a partir do tema “Paulo Leminski: o Homem, suas Palavras e seu Tempo”, que abriu um grande leque de opções para a mente criativa dos participantes.

Desde a trajetória artística do escritor, letrista e músico, passando pelas influências culturais, até a vida pessoal de Leminski serviram de inspiração aos novos talentos.

No caso dos cinco alunos do Senai Paraná, que estão entre os 13 finalistas selecionados para o Prêmio, muita pesquisa e leitura de obras, principalmente os haicais do poeta foram bases para criação do conceito que deu vida aos dois looks propostos pelo concurso.  

Ouça reportagem em áudio

As peças criadas por eles serão conhecidas e julgadas em 26 de fevereiro, último dia do 4º Paraná Business Collection (PBC). Os 13 finalistas desfilam seus looks – um conceitual e outro comercial – na passarela do evento.

Haicais: pequenos poemas, grandes ideias

clique para ampliar (Da esq. para dir.) Juliana Yumi, Maria Fernanda Lima e Rubia Dallarmi Nisgoski (Foto: Divulgação)

A aluna Juliana Yumi, de 25 anos, finalista do concurso pelo Senai Paraná, levará para as passarelas do PBC a influência oriental observada na trajetória de Leminski. A jovem se debruçou sobre os haicais escritos pelo poeta: “Os poemas curtos e objetivos me inspiraram para criar peças com um conceito mais minimalista”, conta Juliana, que utilizou percal e abusou da mistura de outros tecidos para trabalhar a textura das peças.

A cultura oriental também poderá ser vista nos looks dos alunos Willian Nassu, Quelem Vergeleti e Maria Fernanda Lima, outros finalistas do Senai. Quelem, por exemplo, pesquisou sobre os pequenos poemas e observou as inspirações de Leminski nos haicais do poeta japonês Matsuo Bashô. Considerado o precursor do estilo poético, Bashô era descendente de samurais. Seguindo a linha “guerreiro japonês” ela montou seus looks, utilizando de cetim a barbatana de alumínio.

A única aluna do Senai que parece ter preferido seguir outras características de Leminski foi Rubia Dallarmi Nisgoski, de 25 anos. Ela se baseou nas emoções e na personalidade intrínseca do autor nas obras. “Foquei no misto de emoções e na capacidade que ele tinha de surpreender e recriar”. Para mostrar tudo isso através das roupas, ela caprichou nas estampas dos tecidos. “Remetem a uma explosão de emoções”, antecipa Rubia. Outro diferencial no trabalho da jovem está no tecido: utilizou lona, material amplamente usado na confecção de banner.  

O grande vencedor do concurso será conhecido logo após o desfile. Entre os prêmios, o primeiro lugar ganhará um troféu assinado pelo artista plástico Valdir Francisco e uma viagem para Milão e Paris, integrando a Missão Empresarial organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Centro Internacional de Negócios (CIN).

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR