clique para ampliar ![]() |
Alunos de moda de todo o Paraná que se inscreveram para participar da sétima edição do Prêmio João Turin de Incentivo a Novos Designers de Moda, tiveram inspiração de sobra para criarem seus projetos. Neste ano, os trabalhos foram desenvolvidos a partir do tema “Paulo Leminski: o Homem, suas Palavras e seu Tempo”, que abriu um grande leque de opções para a mente criativa dos participantes.
Desde a trajetória artística do escritor, letrista e músico, passando pelas influências culturais, até a vida pessoal de Leminski serviram de inspiração aos novos talentos.
No caso dos cinco alunos do Senai Paraná, que estão entre os 13 finalistas selecionados para o Prêmio, muita pesquisa e leitura de obras, principalmente os haicais do poeta foram bases para criação do conceito que deu vida aos dois looks propostos pelo concurso.
As peças criadas por eles serão conhecidas e julgadas em 26 de fevereiro, último dia do 4º Paraná Business Collection (PBC). Os 13 finalistas desfilam seus looks – um conceitual e outro comercial – na passarela do evento.
Haicais: pequenos poemas, grandes ideias
clique para ampliar ![]() |
A aluna Juliana Yumi, de 25 anos, finalista do concurso pelo Senai Paraná, levará para as passarelas do PBC a influência oriental observada na trajetória de Leminski. A jovem se debruçou sobre os haicais escritos pelo poeta: “Os poemas curtos e objetivos me inspiraram para criar peças com um conceito mais minimalista”, conta Juliana, que utilizou percal e abusou da mistura de outros tecidos para trabalhar a textura das peças.
A cultura oriental também poderá ser vista nos looks dos alunos Willian Nassu, Quelem Vergeleti e Maria Fernanda Lima, outros finalistas do Senai. Quelem, por exemplo, pesquisou sobre os pequenos poemas e observou as inspirações de Leminski nos haicais do poeta japonês Matsuo Bashô. Considerado o precursor do estilo poético, Bashô era descendente de samurais. Seguindo a linha “guerreiro japonês” ela montou seus looks, utilizando de cetim a barbatana de alumínio.
A única aluna do Senai que parece ter preferido seguir outras características de Leminski foi Rubia Dallarmi Nisgoski, de 25 anos. Ela se baseou nas emoções e na personalidade intrínseca do autor nas obras. “Foquei no misto de emoções e na capacidade que ele tinha de surpreender e recriar”. Para mostrar tudo isso através das roupas, ela caprichou nas estampas dos tecidos. “Remetem a uma explosão de emoções”, antecipa Rubia. Outro diferencial no trabalho da jovem está no tecido: utilizou lona, material amplamente usado na confecção de banner.
O grande vencedor do concurso será conhecido logo após o desfile. Entre os prêmios, o primeiro lugar ganhará um troféu assinado pelo artista plástico Valdir Francisco e uma viagem para Milão e Paris, integrando a Missão Empresarial organizada pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através do Centro Internacional de Negócios (CIN).