clique para ampliar ![]() |
A Responsabilidade Social Empresarial na mídia, na academia e nas empresas, os dilemas de aproximação entre estes setores e as oportunidades de trabalho conjunto para construir iniciativas voltadas à sociedade foram debatidas no encontro realizado quinta-feira (22), em Curitiba, pelo Instituto Ethos, em parceria com o Sesi Paraná.
O debate, denominado “RSE na Mídia”, foi moderado pelo jornalista Eugênio Esber, da revista Amanhã, e teve a participação de Clarice Lopez Alda (Instituto RPC), Antoninho Caron (Unifae) e Heloisa Covolan (Itaipu). O encontro foi aberto pela consultora em gestão social do Sesi Paraná, Vera Coimbra. Do Instituto Ethos participaram Patricia Saito, coordenadora do programa RSE na Mídia, e Solange Rubio, coordenadora da Rede Empresarial pela Sustentabilidade.
O debate reforçou a importância do diálogo entre os três públicos para disseminar o entendimento do que é responsabilidade social corporativa e contribuir para que a empresa incorpore a gestão socialmente responsável no planejamento da gestão. Foi enfatizada, também, a importância do envolvimento do consumidor (através do consumo consciente) e da formação de profissionais e gestores para atuarem na área social. “Fica claro que os três setores, embora de vieses diferentes, têm desejo comum de somar e reconhecem a importância do diálogo”, disse Eugênio Esber.
Organização sem fins lucrativos, criado em 1998, o Instituto Ethos atua para mobilizar, sensibilizar e ajudar as empresas a gerirem seus negócios de forma socialmente responsável. Possui cerca de 1.400 associados, a maioria empresas, de todos os portes e setores. O Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e associado e parceiro da organização.
Jornalistas – O encontro de Curitiba fez parte do programa Responsabilidade Social Empresarial na Mídia, criado pelo Instituto Ethos no ano 2000, para atuar junto a um dos públicos alvo da organização, que são os jornalistas. Pelo programa, são realizados debates sobre a mídia e a responsabilidade social e seminários sobre o tema nas redações.
Além disso, foi criado também o Prêmio Ethos de Jornalismo, que a cada dois anos reconhece os melhores trabalhos sobre responsabilidade social empresarial nas categorias jornal, revista, TV, rádio e internet. O Instituto já tem também mais de mil profissionais cadastrados na Rede Ethos de Jornalistas, permitindo troca de ideias e e experiência sobre como trabalhar o tema no dia a dia das redações e como trabalhar a gestão socialmente responsável nas empresas de comunicação.
Atividades semelhantes são realizadas também para as empresas e as academias. Os três públicos (mídia, empresas e academias) já podem interagir virtualmente através da plataforma “Internethos”.