clique para ampliar ![]() |
Em busca de novas oportunidades de negócios para as empresas paranaenses, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) recebeu na última sexta-feira (29) o ministro conselheiro do Escritório Comercial da Romênia em São Paulo, Viorel Predosanu. Acompanhado pelo cônsul honorário da Romênia para o Paraná e Santa Catarina, Orcival Henning, o ministro conheceu o trabalho do Centro Internacional de Negócios da Fiep (CIN) e discutiu ações que possam incrementar o intercâmbio entre empresas paranaenses e romenas.
Predosanu foi recepcionado pelo coordenador do Conselho Temático do Comércio Exterior da Fiep, Ardisson Naim Akel, que abriu a possibilidade de a entidade receber empresários romenos para que conheçam o potencial econômico do Paraná. “Queremos que as missões empresariais romenas que venham ao Brasil, venham também ao Paraná para participar de rodadas de negócios”, disse. Além disso, o CIN está à disposição para auxiliar empresas paranaenses que queiram exportar para a Romênia.
Segundo Predosanu, a visita à Fiep fez parte de uma estratégia de aproximação que a Romênia está buscando com alguns estados brasileiros. “Temos muitas ações em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, mas estamos tentando conhecer outros estados, principalmente os do Sul do país, que têm uma mentalidade mais parecida com a europeia e podem nos proporcionar novas oportunidades de negócios”, afirmou.
Além disso, a Romênia pretende atrair empresas brasileiras para que invistam em seu território. De acordo com o ministro, a Romênia e a União Europeia oferecem incentivos para indústrias que se instalem e gerem empregos no país.
Atualmente, o Paraná possui uma relação comercial tímida com o país europeu. Na lista de países para os quais e estado mais exporta, a Romênia ocupa apenas a 40ª posição. Em 2009, empresas paranaenses venderam U$ 52,2 milhões em produtos para parceiros romenos, o que corresponde a 0,47% do total de exportações do estado. Os principais produtos exportados foram soja e derivados, pedaços e miudezas de frango, café solúvel e acessórios de carrocerias para veículos.
Por outro lado, no ano passado o Paraná importou U$ 26,5 milhões em produtos da Romênia, majoritariamente acessórios para a indústria automotiva.