clique para ampliar ![]() |
Foi lançado nesta quinta-feira (17), em Curitiba, o edital do Programa Pappe-Subvenção – Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas, no Paraná. O Estado terá R$ 11,4 milhões em recursos não-reembolsáveis para financiamento de pesquisas em inovação e desenvolvimento tecnológico de micro e pequenas empresas.
O programa será executado através de um consórcio constituído pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), através da Gerência de Fomento e Desenvolvimento, o Sebrae-PR e o Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP). O Pappe-Subvenção é um programa da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), vinculada ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Na avaliação do presidente do Sistema Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, a concessão de subvenção econômica para a inovação nas empresas é um instrumento de política de governo largamente utilizado em países desenvolvidos. ” , visando o aumento da competitividade”, disse.
“É o potencial inovador que faz a diferença para as micro e pequenas empresas”, afirmou o diretor superintendente do Sebrae, Allan Marcelo de Campos Costa. “É por isso que o Sebrae e a Fiep estão cada vez mais próximos, com o objetivo de alavancar as empresas paranaenses”, acrescentou.
A expectativa é beneficiar cerca de 60 micro e pequenas empresas inovadoras paranaenses com o novo edital do Pappe. Em 2009, a Finep já contratou projetos no Paraná no valor total de R$ 157 milhões, entre operações reembolsáveis, subvenção e não-reembolsáveis.
As empresas interessadas têm até 31 de março para enviar a proposta para a Finep. O edital está disponível no aqui.