clique para ampliar ![]() |
Já está definida a equipe de alunos do Senai Paraná que irá representar o Estado na etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, em março de 2010, no Rio de Janeiro. Serão 41 competidores, disputando em 35 modalidades que simulam ocupações encontradas no mercado de trabalho. Os alunos são os campeões da etapa estadual da Olimpíada disputada neste ano em Londrina e em Cascavel.
A novidade agora é a participação de cinco alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) na equipe do Senai Paraná. Os competidores do Senac disputam em quatro áreas: Técnico em Enfermagem, Cabeleireiro, Cozinha e Serviço de Restaurante.
De acordo com o diretor de educação e tecnologia do Senac Paraná, professor Ito Vieira, a participação é uma oportunidade impar de avaliar a educação profissional que desenvolvem e promover melhorias contínuas. “Poderemos identificar e tornar tangível o resultado da educação que fazemos, observando o desempenho dos nossos alunos e trazendo à tona as eficiências e deficiências”, considera o diretor.
Esta é a primeira vez que o Senac terá representantes paranaenses na Olimpíada. A expectativa, segundo Vieira, é que a participação traga novas formas de fazer educação profissional. “Esperamos um bom desempenho, claro. Mas o grande resultado é o retorno que teremos desse cenário de habilidades e novas técnicas que será encontrado na Olimpíada”, diz o diretor. As categorias disputadas pelos alunos do Senac foram inseridas na Olimpíada nacional do Senai por estarem presentes na competição internacional, a WorldSkills, que em 2011 será disputada em Londres, na Inglaterra.
Treinamentos e simulados – Mesmo com a medalha de ouro da fase estadual na mão, os alunos do Senai Paraná que irão à etapa nacional das Olimpíadas passaram por mais um teste para chegar à disputa com os melhores do país. Alguns dos campeões fizeram um simulado para avaliar o desempenho e saber se tinham condições de lutar por medalhas no maior torneio de educação profissional da América Latina.
“Estamos levando uma equipe forte ao Rio de Janeiro, para termos uma boa representatividade na competição nacional”, afirma o coordenador da etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, Gilberto Baggio. Como critério de avaliação, o Senai Paraná levou em conta não só o índice mínimo exigido para garantir vaga na competição nacional, mas também a nota mínima alcançada pelos terceiros colocados da Olimpíada do Conhecimento de 2008 em cada uma dessas ocupações.
Baggio informa que a partir de agora os treinamentos serão mais intensos. “Os competidores treinam todos os dias, por no mínino 4 horas”, explica. “E eles não terão férias em janeiro”, antecipa o coordenador. A delegação do Paraná que irá ao Rio de Janeiro é composta por cerca de 90 pessoas. São treinadores, avaliadores, competidores e equipe de apoio técnico.
CONFIRA AS OCUPAÇÕES EM QUE O PARANÁ ESTARÁ PRESENTE:
– Aplicação de Revestimento Cerâmico
– Caldeiraria
– Confecção de Roupas
– Construção em Alvenaria
– Desenho Mecânico – CAD
– Design Gráfico
– Design da Moda
– Eletricidade Industrial
– Eletricidade Predial
– Eletrônica Industrial
– Fresagem
– Fresagem a CNC
– Instalação e Manutenção Redes – PC
– Instrumentação Controle Processos
– Jardinagem
– Manufatura Integrada
– Marcenaria
– Mecânica de Manutenção
– Mecânica de Automóvel
– Mecânica Diesel
– Mecânica Geral – Ajustagem
– Mecânica de Precisão
– Mecânica de Refrigeração
– Panificação
– Robótica Móvel
– Segurança no Trabalho
– Soldagem
– Tecnologia da Informação – TI
– Tornearia CNC
– Tornearia Mecânica
– Web Design
– Cabeleireiro
– Cozinha
– Serviço de Restaurante
– Técnico em Enfermagem