Araucária junta-se a esforço pelo desenvolvimento local

Lideranças municipais reúnem-se com presidente da Fiep e reafirmam necessidade de ação política articulada e mobilização da sociedade civil

clique para ampliar Lideranças de Araucária reunem-se com presidente da Fiep (Foto: Gilson Abreu)

Lideranças empresariais de Araucária, município da Região Metropolitana de Curitiba, manifestaram apoio à ampla mobilização social proposta pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) à sociedade civil organizada em nome da construção de uma nova agenda política pelo desenvolvimento local. Cerca de 50 empresários ligados à Associação das Empresas da Cidade Industrial de Araucária (Aeciar), à Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Araucária (Aciaa) e a Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (Aecic), além de vereadores, representantes do poder público e comunicadores, reuniram-se na última sexta-feira (20) com o presidente da Fiep, Rodrigo da Rocha Loures, para um diálogo sobre a importância da intensificação da participação de lideranças municipais no processo político brasileiro.

 

“Os empresários podem ser catalisadores e protagonistas de um processo de fortalecimento e valorização da sociedade civil. Com foco na qualidade da gestão pública, podemos conseguir muito mais resultados com o uso dos mesmos recuros”, afirmou Rocha Loures. O presidente da Fiep convidou todos os presentes a participar do I Congresso da Rede de Participação Política, que acontece dias 30 de novembro e 1º de dezembro em Curitiba, com o tema “Uma nova política é possível”. “O ideal é termos grupos em cada município tratando do desenvolvimento local em torno de uma agenda única. Mas para isso, precisa acontecer uma mudança na forma de se fazer política. A sociedade civil precisa se organizar e debater com antecedência”, disse.

 

O presidente da Fiep lembrou da importância do fortalecimento do poder municipal, insistindo na causa da revisão do pacto federativo – permitindo acesso dos municípios a uma maior fatia dos recursos tributários – e do voto distrital: “É cada vez mais lenta a resposta pública às demandas da sociedade. É preciso intensificar a participação da sociedade civil organizada, para que ela sirva de intrumento para o povo melhorar sua consciência do processo político”, afirmou. “O trabalho de vocês deve funcionar como um núcleo de pensamento estratégico. Nós do Sistema Fiep podemos dar suporte à facilitação dos encontros e a organizar o método para tirarmos grande proveito dessas oportunidades”, completou o presidente.

 

“Temos que preparar uma plataforma e um programa em vários níveis para que o que achamos que é correto seja efetivado”, afirmou o presidente da Aecic, Marino Garofani. “O Brasil todo tem problemas. Com esse trabalho poderemos dar alguma direção aos nossos administradores”, disse o empresário Carlos Antonio Gusso, presidente da Risotolândia. “Toda essa discussão é pertinente. Não podemos deixá-la para amanhã. Temos que chamar todos os agentes a participar e buscar eficiência”, declarou o vereador Rui Sérgio, presidente da Câmara Municipal de Araucária.

 

“Os empresários que estão aqui não estão por acaso. Estão aqui porque estão preocupados com o futuro do País e da sociedade. A política é feita no dia a dia. Em nossas associações, empresas e sindicatos. Temos que nos articular para termos ações consistentes”, afirmou o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Ardisson Akel. “Essa é nossa responsabilidade. Não podemos depois ficar cobrando uma coisa de que não participamos”, opinou Rosa Tanaka Zelaga, presidente da Aciaa.

 

O presidente Rocha Loures sugeriu que os participantes do encontro montem propostas de oficinas para serem realizadas no Congresso da Rede de Participação Política: “O Congresso é parte de um processo. Temos as ideias, agora precisamos de análise, priorização e mobilização para que elas se materializem”, disse. “Estou impressionado com a riqueza das contrubuições e animado com a perspectiva de Araucária entrar em ação”, completou.

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR